PMPA realiza homenagem póstuma ao Coronel Fontoura e demais heróis de Canudos

IMG 6001Foto: Renata Costa - SD PM

A Polícia Militar do Pará realizou, nesta sexta-feira (22), homenagem póstuma em memória de Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura, o Coronel Fontoura (Patrono da Corporação), e dos demais militares, heróis da Guerra de Canudos, no cemitério municipal de Santa Izabel, no bairro do Guamá, em Belém.

dfsdfsdFoto: Renata Costa - SD PM

Sob a coordenação do Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior, oficiais e praças da PM participaram da cerimônia, que é realizada anualmente e integra o calendário oficial das comemorações pelo aniversário da PMPA, que no próximo dia 25 de setembro comemora 205 anos de história.

IMG 6010Foto: Renata Costa - SD PM

Após ser recebido por uma guarda de honra, formada por militares do Regimento de Polícia Montada (RPMont), o Coronel Dilson Júnior seguiu até o memorial, em homenagem aos militares mortos em Canudos, e fez a aposição de uma coroa de flores no túmulo do Patrono da PMPA.

IMG 5998Foto: Renata Costa - SD PM

Durante a solenidade, foi realizado um minuto de silêncio em memória dos policiais militares mortos no exercício da função, foi entoada a canção de PM e executada a tradicional salva de tiros pela Guarda Fúnebre. A cerimônia foi encerrada após um momento de reflexão, proposto pela Capelania da PM, e últimas homenagens ao Coronel Fontoura e demais heróis da Guerra de Canudos, em 25 de setembro de 1987.

IMG 6022Foto: Renata Costa - SD PM

"Que todos nós possamos, na nossa atividade diária, lembrarmos sempre do legado deixado pelo Coronel Fontoura e por esses heróis, muita das vezes anônimos, que tombaram em prol da nossa Corporação e da nossa comunidade", frisou o Comandante-Geral da PM.