Grupamento de Prevenção Ativa atua para cobrir crimes em Belém

WhatsApp Image 2023 10 04 at 15.04.00Divulgação: GPA

A Polícia Militar do Pará, Instituição bicentenária, busca continuamente adotar estratégias que atendam aos anseios da sociedade no que concerne ao enfrentamento da criminalidade. Atua por meio de ações repressivas qualificadas ou com medidas preventivas de policiamento ostensivo.

No contexto preventivo, a Corporação utiliza o policiamento de proximidade, visando direcionar os planos de trabalho das unidades operacionais na região metropolitana e interior do Estado.

Em Belém, ações nesse sentido são realizadas por policiais militares que integram os Grupamentos de Prevenção Ativa (GPAs). Nesta terça-feira (3), uma guarnição do GPA do 2° Batalhão realizou visitas técnicas de prevenção em escolas e estabelecimentos comerciais, localizados nos bairros de São Brás e Fátima.

A coleta de informações objetiva subsidiar o planejamento e emprego operacional do policiamento, através do estudo das causas e efeitos de fatores de risco pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC).

Após estudo dos dados, os comandantes de Companhia construirão um 'Plano de Ação Social', que definirá quais serão as ferramentas de Prevenção Especial, Repressão Qualificada ou Mobilização Social para conter as problemáticas identificadas.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.