10º BPM apreende armas, drogas e cigarros contrabandeados no distrito de Icoaraci, em Belém.

WhatsApp Image 2023 10 05 at 08.22.37Foto: PMPA

Na noite desta última quarta-feira (05), policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), unidade subordinada ao Comando de Policiamento de Capital II (CPC II), efetuaram a apreensão de armas de fogo, drogas e grande quantidade de cigarro contrabandeado, no distrito de Icoaraci, região metropolitana de Belém. 

A operação ocorreu após a guarnição receber várias denúncias de comerciantes locais de que criminosos do Rio de Janeiro em conjunto com membros de facções no Pará, estariam praticando crimes de extorsão e tráfico de drogas e, assim, prejudicando o comércio local. De acordo com as informações recebidas, os empresários eram coagidos a retirar de seus estabelecimentos outras marcas de cigarros e vender apenas os produtos contrabandeados do grupo, sob ameaças e violência.  

Após investigações, as autoridades observaram atividade suspeita em um estabelecimento comercial, o que possibilitou a entrada de agentes no local em questão. Ao ingressarem, os militares foram recebidos a tiros pelos suspeitos, o que tornou necessário o uso controlado da força em legítima defesa, resultando em disparos realizados pelos policiais contra os indivíduos. Os dois suspeitos envolvidos foram atingidos por disparos e imediatamente socorridos ainda com vida até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci. Posteriormente, uma equipe médica informou que ambos vieram a óbito

Após a intervenção, foi realizada a apreensão das armas de fogo utilizadas pelos suspeitos, os quais consistem em uma pistola Taurus 940 de calibre .40 acompanhada de um carregador com nove munições intactas; uma pistola Glock, 9mm, G17, acompanhada de um carregador com 13 munições intactas; dois quilos de maconha, 296 cigarros de marca GIFT, além do material das finanças e quatro aparelho celulares. Todos os materiais apreendidos foram encaminhados à seccional de Castanhal, para a realização dos procedimentos cabíveis.

Para o Coronel Orlandino, comandante do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), as apreensões são frutos de muito trabalho: “Um levantamento foi realizado através do nosso núcleo de estatística e análise criminal, onde recebemos várias denúncias de comerciantes sobre a prática de extorsão por parte de criminosos de uma facção criminosa, que realizavam constantemente, troca de informações, com criminosos do Rio de Janeiro. Diante disso, nós intensificamos ainda mais, em toda área do CPC II, essa aproximação com a comunidade e com os comerciantes, contato esse que tem ajudado bastante no nosso trabalho.”

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.