Círio 2023 tem policiamento reforçado e uso de câmeras corporais pela PM

VC LEO III

Neste ano, a grande Procissão do Círio de Nazaré, que ocorre todos os anos, no segundo domingo do mês de outubro, em Belém, e reúne cerca de 2 milhões de pessoas, contou com policiamento reforçado e uso de câmeras corporais para garantir mais segurança aos fiéis e maior transparência ao trabalho da Polícia Militar do Pará.

A concentração dos militares escalados para atuarem em uma das maiores procissões religiosas do Brasil, e do mundo, começou desde as primeiras horas da madrugada deste domingo (8), na praça Dom Pedro II, em frente à Alepa.

WhatsApp Image 2023 10 08 at 12.06.11Foto: Vc Leonardo ASCOM PM

Tropas do Comando de Missões Especiais (CME), Policiamento Ambiental (CPA), Especializado (CPE), Capital I e II (CPC I e CPC II), Quartel do Comando Geral (QCG), entre outras unidades, foram distribuídas nas adjacências dos 3,6 quilômetros do percurso percorrido pela berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, que vai da Catedral da Sé até a Basílica Santuário de Nazaré.

A PM também atuou de forma integrada com Detran e Semob no isolamento de ruas próximas à concentração do evento religioso, e garantiu a preservação da ordem pública em pontos estratégicos da cidade.

IMG 1 DOCAFoto: VC Luis ASCOM PM

O comandante do CPC I, Coronel Getúlio, falou sobre as estratégias de policiamento e uso das Body Cams. "Essas câmeras funcionam, de forma ininterrupta por 12 horas, permitindo uma visualização instantânea pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) sobre as ações policiais, dando maior transparência e podendo servir de respaldo para os nossos policiais", frisou o oficial.

vc bianca iFoto: VC Bianca ASCOM PM

O planejamento desse ano envolveu não só a procissão do domingo. No sábado (7), na Trasladação, que é considerada a segunda maior romaria do período Nazareno, a Polícia Militar do Pará disponibilizou um efetivo com mais de 500 agentes de várias unidades da Região Metropolitana, que foram empregados nas diversas modalidades de policiamento executadas pela Corporação, de acordo com as particularidades de cada ponto do percurso da procissão.

“Nós dividimos o policiamento em 3 (três) setores, A, B e C, sendo o setor A nas proximidades do Edifício Manoel Pinto da Silva. Já no setor B, o efetivo ficará empregado por toda a extensão da Avenida Presidente Vargas, e no setor C, ficará da Escadinha do Cais do Porto até a Catedral da Sé. Sendo assim, a população poderá participar tranquilamente do evento, com toda segurança”, destacou o Coronel Marcelo, subcomandante do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) e coordenador do policiamento na Transladação.

foto de ontem IFoto: ASCOM PM

A PMPA vem atuando ostensiva e preventivamente em todas as 14 procissões oficiais do Círio de Nazaré, assim como nos 4 eventos ligados às festividades da quadra nazarena: Caminhada dos Romeiros, Arraial da Pavulagem, Auto do Círio e Festa da Chiquita. A Operação Círio 2023 continua até o dia 23 de outubro, após o recírio.

IMG 8885Foto: VC Bianca ASCOM PM

vc leo IVC Leonardo ASCOM PM