Registros de Crimes Violentos Letais Intencionais no Pará têm redução histórica desde 2010, para o mês de outubro

WhatsApp Image 2023 11 01 at 12.27.48Foto: ASCOM PM

O registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s), no Estado do Pará, em outubro deste ano, foi o menor, considerando a série histórica desde o ano de 2010. Os números foram divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), e refletem o êxito das ações ostensivas e preventivas da Polícia Militar, em conjunto com os demais órgãos de segurança pública.

Em relação à PMPA, o Departamento Geral de Operações (DGO) é a unidade responsável pelo planejamento, supervisão, coordenação e controle das grandes operações de policiamento executadas pela Instituição, como o Círio de Nazaré, Veraneio, reintegrações de posse, entre outros eventos que impactam o cenário da segurança pública no Estado.

IMG 8864Foto: VC Bianca - ASCOM PM

“A gente vem fazendo tanto as operações integradas, com outros órgãos da Segup, como as operações pontuais da Polícia Militar, como a “Fechando o cerco”, que é realizada de acordo com a mancha criminal e é uma operação simultânea em todos os Comandos de Policiamento Regionais. Ou seja, prevenção e ostensividade na capital e nas áreas rurais”, frisou o Coronel Neves, Chefe do DGO.

31072023Carros elétricos 2011111111111111111111555555Foto: ASCOM PM

Além do fortalecimento das unidades do policiamento ordinário, a atuação do Comando de Missões Especiais (CME) tem sido expandida para além da Região Metropolitana, com a estruturação das Unidades existentes e criação de outras. Ocorrências como o roubo à agências bancárias exigem intervenção especializada e rápida. A implementação de Companhias Independentes e Batalhões do CME no interior é uma estratégia efetiva de redução da criminalidade.

“O Comando de Missões Especiais atua hoje de forma a contribuir com a redução da criminalidade, dando suporte de acordo com a evolução dos índices criminais em determinadas áreas. A unidade integra, diariamente, a Operação Polícia Mais Forte e a Operação Madrugada da Paz. Vale ressaltar que o CME está mais estruturado e conta com seis unidades na região metropolitana, três unidades nos polos de Marabá, Santarém e Castanhal, e atualmente contamos com a criação e implementação de quatro Companhias Independentes de Missões Especiais (CIMES) em Redenção, Itaituba, Paragominas e Altamira, expandindo o leque de atuação desse Coint”, explicou o Comandante do CME, Coronel Araújo.

WhatsApp Image 2023 10 26 at 17.22.08SD Renata - ASCOM PM

Em 2018 o Estado registrava 4 mil homicídios. Havia defasagem de material estrutural e humano. Os investimentos na Corporação permitiram a aquisição de novos armamentos, coletes balísticos mais adequados, viaturas mais adaptáveis aos terrenos da Região Metropolitana e interior, sempre considerando a geografia e necessidades locais. Além disso, prédios para funcionamento das Unidades policiais foram construídos ou reformados para assegurar mais dignidade aos policiais.

IMG 2455Foto: ASCOM PM

Ainda objetivando valorização profissional, mais de 34 mil ações formativas ocorreram somente no ano de 2022, e no primeiro semestre de 2023 já foram contabilizados cerca de 16 mil policiais capacitados. Apesar da PMPA ter um efetivo atual de aproximadamente 17 mil homens, os números se justificam porque o mesmo militar frequenta mais de um curso de qualificação. Além disso, em 2022 houve a formatura da maior turma de praças da Corporação, com mais de 2 mil novos policiais entregues à sociedade. Ainda nesse segundo semestre de 2023, ocorrerá a prova do concurso em andamento da PM, que prevê mais de 4 mil vagas.

CGSFoto: ASCOM PM

“Nós fechamos agora o mês de outubro como o melhor mês da série histórica desde 2010. E neste ano, reduzimos bastante os índices de violência, comparando com o mesmo período do ano passado. Ou seja, a tendência é que a gente chegue ao final desse ano com uma redução histórica dos crimes violentos letais e intencionais. É importante lembrar que recebemos o Estado, em 2018, com 4 mil homicídios. No ano passado reduzimos para 2,3 mil. É uma redução de quase 50% e agora a gente vai tentar reduzir ainda mais”, garantiu o Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior.

WhatsApp Image 2023 11 01 at 17.06.47Foto: ASCOM PM