Belém sedia o XI Simpósio de Oficiais de Material Bélico das Polícias Militares do Brasil e Reunião do CNCG

IMG 0043Foto: VC Bianca- ASCOM PM

Dois eventos importantes aconteceram na tarde desta segunda-feira (13), no Centro de Convenções & Feiras da Amazônia (Hangar).

Reunião CNCG

O primeiro foi o encontro do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), que contou com a presença de treze comandantes-gerais da PMs do Brasil. O coronel Dilson Júnior, Comandante-Geral da PM do Pará, é Presidente Regional Norte do Conselho. Na ocasião, houve entrega de medalhas e foram dialogados temas importantes para as Instituições participantes, como os resultados da Operação Força Total, desencadeada simultaneamente em todo o território brasileiro.

IMG 0064Foto: VC Bianca - ASCOM PM

Para o presidente do CNCG, Coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, o evento realizado na capital do Estado do Pará marca um momento muito importante no Conselho Nacional: “Lembro-me quando o Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson, nos procurou e fez o convite para que esse evento fosse realizado aqui em Belém do Pará. Nós de imediato aceitamos. É sempre bom nos reunirmos, pois a cada reunião, temos visto novas soluções para o Brasil. Amanhã, nós teremos o balanço completo da Operação Força Total, que foi realizada em todas as unidades da federação, onde em apenas 12 horas, realizamos a apreensão de 103 armas de fogo e tivemos 1.707 ocorrências com drogas. Esse é o nosso ritmo de gestão, essa é a forma que faz com que estejamos unidos”.

IMG 0025Foto: VC Isaque - ASCOM PM

XI Simpósio de Oficiais de Material Bélico

O XI Simpósio de Oficiais de Material Bélico das Polícias Militares do Brasil também ocorreu nesta tarde. O evento teve como objetivo promover a discussão e troca de experiência entre instituições policiais militares, estudiosos, instituições federais, fabricantes, fornecedores e o Exército Brasileiro através da IGPM e do Comando de Operações Terrestres (COTER), visando o aprimoramento e adequação das necessidades bélicas das Corporações, além da padronização de parâmetros semelhantes nos programas de matérias atinentes à formação e qualificação das questões do uso da arma de fogo naas respectivas instituições policiais.

IMG 0071Foto: VC Isaque - ASCOM PM

Além da parte técnica, o evento contou com a Feira Comercial, que ampliou a capacidade de conhecimento, apresentando aos participantes as novas técnicas e tendências em equipamentos, produtos, entre outros.

WhatsApp Image 2023 11 13 at 23.21.59VC Isaque - ASCOM PM

O Simpósio ocorrerá até o dia 17 de novembro, em Belém, com várias palestras e exposições sobre variados temas, entre eles: Avaliação de Conformidade de Material Bélico; Participação da Glock nas forças de Segurança do Brasil; A Evolução de Incapacitação Neuromuscular e sua aplicação na Segurança Pública; Proteção Balística e Optrônicos na Segurança; Tecnologia & Segurança,; Soluções NL Inteligentes e Munições de Elastômero; Padronização de Armamentos e Aquisição de Produtos Controlados.

IMG 9940Foto: SD Nazaré - ASCOM PM

O Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, afirma “Fico muito feliz, pois mesmo o Estado do Pará sendo tão distante do eixo Rio, São Paulo, encontra-se aqui hoje um número significativo de oficiais que representam as cabeças pensantes em termos de material bélico das nossas policiais militares do Brasil. Durante esses próximos quatro dias, serão debatidos, nas câmaras temáticas, vários assuntos atinentes a nossa capacidade operativa, onde se encontram aqui várias empresas e fábricas importantes de material bélico, que dotam as nossas Corporações, seja de arma de porte, seja de fuzis, carabinas, coletes ou embarcações. Tenho plena certeza que após esse encontro sairemos daqui ainda mais fortalecidos, enquanto Polícia Militar, enquanto Instituição constitucional. Não se pode pensar em segurança pública, sem antes ouvir as policiais militares do Brasil.”

A abertura do Simpósio encerrou com palestra ministrada pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Fialho Machado, que expôs o antes de depois das medidas estratégicas de gestão adotadas desde que a atual gestão assumiu. Ele enfatizou a integração, valorização do efetivo e estruturação das forças de segurança como primordial para a redução histórica da criminalidade alcançada de 2019 até os dias atuais, em especial os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

IMG 0170Foto: SD Nazaré - ASCOM PM