PM realiza teste no Simpósio de Oficiais de Material Bélico em Belém

Design sem nome 36Divulgação: TEN Luciana Mazzé

Na tarde desta quarta-feira (15), ocorreu a etapa de testes práticos de armamentos e equipamentos do XI Simpósio de Oficiais de Material Bélico, no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), em Marituba, região metropolitana de Belém.

O evento ressalta a importância do contato dos policiais militares do Brasil com todo tipo de equipamento de segurança, colaborando para a seguridade e buscando oferecer um serviço de qualidade para a população do Estado.

Design sem nome 34Divulgação: VC Eduardo Lima ASCOM

Com o objetivo de promover o acesso às inovações no campo de armamento policial, bem como equipamentos de menor potencial ofensivo, os testes buscam corroborar com a segurança dos agentes públicos e da sociedade, à medida em que permite verificar falhas, pontos que podem ser melhorados nos materiais, visando o aprimoramento e adequação das necessidades bélicas das Corporações militares do Brasil.

Design sem nome 38Divulgação: TEN Luciana Mazzé

“O evento é de grande importância para o Estado, para a Polícia Militar, pela troca de informações, de conhecimento, por conta da prática, da vivência das Instituições dos outros Estados, e só faz engrandecer ainda mais o conhecimento e a absorção desse conhecimento e de experiência, de vivência das outras polícias. E além disso, há a demonstração das empresas que vieram para mostrar seu portfólio visando futuras aquisições, sempre focando a questão da melhoria no serviço policial militar. Então é um evento de extrema importância” explicou o major Edson Castro, do Setor de Armamento, Munição e Equipamentos da PM.

O teste contou com práticas referentes à questão do armamento e munição, com efetuação de disparos, e demonstrações no estande de tiro virtual. Além disso, houve a apresentação de equipamentos dos materiais de menor potencial ofensivo, com destaque para o drone da Condor que permite ao operador, estando mais de 3 km de uma manifestação, por exemplo, realizar o lançamento do agente químico.

Design sem nome 31Divulgação: VC Isaque Araújo ASCOM

“A empresa está trazendo uma série de ferramentas, que são tecnologias que vão apoiar o uso diferenciado da força pelo policial, pelo agente da lei, em várias situações operacionais. Trouxemos, por exemplo, uma pistola de impacto controlado que dispara munição de elastômero, que é uma novidade, não existe no mundo, e também apresentar o nosso Condor Drop, que é um drone que pode estabelecer voos até cinco quilômetros de distância e disparar munições lacrimogêneas. Para controle de multidões, então, é de fato uma envergadura muito grande proporcionada para o uso das polícias militares aqui presentes e para o agente da lei ter mais segurança na execução da sua tarefa operacional.” frisou Ricardo Soares, gerente de treinamento da Condor.

Design sem nome 39Divulgação: VC Isaque Araújo ASCOM

“Na verdade, uma das finalidades do simpósio, além da discussão técnica entre os oficiais, especialistas em material bélico, é que as empresas têm oportunidade de demonstrar o que elas têm de inovação no mercado. E esse momento do campo de prova, que sempre está no calendário do simpósio, é o momento em que as empresas têm a oportunidade de fazer a demonstração dos equipamentos e que pode servir de melhoria para as atividades de segurança pública.” comentou o Coronel Nelson, coordenador de câmara temática do Simpósio.

Design sem nome 30Divulgação: VC Eduardo Lima ASCOM

“Aqui é um momento onde as empresas apresentam as armas, o equipamento de proteção nos estandes. Aqui a gente vê uma parte prática, onde as pessoas que estão participando do simpósio vêm conhecer o funcionamento, utilizando os armamentos das empresas que disponibilizaram. Ao mesmo tempo que está utilizando, tiram as dúvidas, se houver uma eventual pane, está lá um técnico da empresa para indicar, para ver o que pode ser melhorado naquele momento", concluiu o Coronel Magela, Chefe do Departamento Geral de Administração da PM.

Design sem nome 37Divulgação: VC Eduardo Lima ASCOM

O diálogo é de extrema importância para os fortalecimento a atividade de segurança pública, de forma que as Instituições estejam sempre alinhadas com o que tem de mais recente e novo no cenário de equipamentos de um modo geral.

“É muito importante essa aproximação das instituições policiais e das empresas de segurança que estão atuando no Brasil. Nós trouxemos aqui cinco modelos de pistolas Glock para os oficiais estarem experimentando, e foi muito produtivo, muito bom. Isso daí é muito importante para eles estarem vendo as soluções que tem no mercado, verificando a qualidade” pontuou Max Saldanha, gerente de vendas da empresa Glock.

Design sem nome 35Divulgação: TEN Luciana Mazzé

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.