Operação Ory da Polícia Militar reforça segurança e captura foragidos, em Icoaraci

WhatsApp Image 2023 11 18 at 20.22.31 1Foto: VC Bianca -ASCOM

A Polícia Militar do Pará iniciou neste sábado (18) a Operação Ory, em conjunto com outros órgãos do Sistema de Segurança Pública estadual, federal e municipal, a fim de fortalecer a segurança e combater organizações criminosas no distrito de Icoaraci, região metropolitana de Belém. O ponto de partida foi a sede do Batalhão de Rotam, onde 135 militares do Comando de Policiamento da Capital II (CPII) e do Comando de Missões Especiais (CME) se reuniram para iniciar a ação.

WhatsApp Image 2023 11 18 at 20.22.31 2Foto: SGT Raposo - ASCOM

A partir das 6h, os agentes deslocaram para áreas estratégicas de atuação, dando início a uma série de ações como o cumprimento de mandados judiciais, a implantação de barreiras para fiscalização intensiva de veículos e pedestres, a regulação efetiva do fluxo de trânsito e a apreensão de substâncias ilícitas. Essas medidas não apenas têm como objetivo reforçar a segurança na região, mas também buscam ativamente capturar foragidos, diminuir a incidência de atividades criminosas e, caso necessário, agir de forma imediata para reprimir qualquer ato ilícito que ponha em risco a ordem pública.

WhatsApp Image 2023 11 18 at 20.22.31 3Foto: VC Bianca - ASCOM PM

"Essa operação é fundamental para que possamos desmantelar uma organização criminosa que atua em Icoaraci e áreas próximas. Temos identificado vários mandados de prisão em aberto a serem cumpridos. Esse é o nosso foco inicial e, logicamente, iremos estabelecer um posto de comando na Feira da 8 de Maio, o qual permanecerá por tempo indeterminado na região, com reforço de patrulhas do CME e do Comando de Policiamento da Capital II. Estaremos em total prontidão para investigar as denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia 181 e encorajamos toda a população a fazer denúncias, pois a Polícia Militar está atuando em todos os cantos de Icoaraci e áreas próximas, para apurar essas denúncias e prender aqueles que estão cometendo crimes." explica o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, que esteve presente no lançamento da operação.

WhatsApp Image 2023 11 18 at 20.22.30 1Foto: SGT Raposo - ASCOM PM

“O sistema de inteligência identificou que a área de Icoaraci e Tapanã estava intensamente envolvida por algumas organizações criminosas. Decidimos, então, realizar um levantamento e, hoje, estamos iniciando uma operação nestes bairros, com maior foco na região de Icoaraci, visando coibir a criminalidade. O Departamento Geral de Operações (DGO) elaborou um planejamento envolvendo 30 viaturas. Nessas operações, estão participando os Comandos de Missões Especiais e da Capital II, assim como o Policiamento Ambiental, além da colaboração de outros órgãos como a Polícia Civil, Detran, Semob e até a Polícia Federal. Trata-se de uma operação em grande escala. Começamos hoje e não há data definida para o encerramento, pois a intenção é ocupar essas áreas mencionadas para reduzir significativamente os índices criminais." explica o chefe do Departamento Geral de Operações, coronel Neves.

WhatsApp Image 2023 11 18 at 20.22.30Foto: SGT Raposo - ASCOM PM

"Nós conduzimos um estudo meticuloso e pontual, realizando análises territoriais dos indicadores de criminalidade. Nossos serviços de inteligência identificaram a região central, em específico o distrito de Icoraci em sua totalidade, como um foco de atividade da criminalidade organizada. Por isso, implementamos um sistema integrado com ênfase nessa área, iniciando a Operação Ory hoje, conforme indicado no briefing. Não há data definida para o término, uma vez que realizaremos monitoramento contínuo dos esforços e resultados obtidos", explicou Luciano Oliveira, da Secretaria Adjunta de Gestão Operacional da Segup.

A operação se destaca pela integração de unidades especializadas e pelo empenho em múltiplas frentes, demonstrando a determinação da Polícia Militar em combater a criminalidade e proteger os cidadãos. Os esforços coordenados buscam não só a prevenção, mas também a resolução rápida de situações que ameacem a ordem e a segurança da comunidade.

Essa ação representa um compromisso contínuo com a proteção da população, evidenciando a postura proativa da Polícia Militar do Pará na aplicação da lei e no enfrentamento de desafios relacionados à segurança pública.

WhatsApp Image 2023 11 18 at 20.22.53Foto: SGT Raposo - ASCOM