Solenidade de Abertura do I Curso de Instrutor de Tiro Policial Militar

20112023X01X01X0599Foto: SD RENATA COSTA - ASCOM

A Polícia Militar do Pará, realizou na manhã desta segunda-feira (20), a solenidade de abertura do I Curso de Instrutor de Tiro Policial Militar. O evento ocorreu no auditório do Comando Geral da Corporação, no bairro Parque Verde, em Belém.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante-geral, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, onde também participaram o chefe do Departamento-Geral de Educação e Cultura, Coronel Cássio Tabaranã Silva, o chefe do Departamento-Geral de Administração, Coronel Ubirajara Magela de Sousa Falcão, o chefe do Departamento-Geral de Operações, Coronel Sérgio Ricardo Neves de Almeida, o chefe do Centro de Inteligência, Coronel Mauro Sérgio da Silva Martins, o Diretor de Licitação, Coronel Nelson Alves de Sena e o Coronel Alan Rayol, Comandante do CFAP e Coordenador do Curso.

20112023X01X01X06Foto: SD RENATA COSTA - ASCOM

O curso tem como objetivo regular as atividades pedagógicas, referente à presente ação formativa em Segurança Pública, a ser desenvolvida pelo Departamento-Geral de Ensino e Cultura, por meio do Centro de Treinamento da Polícia Militar do Pará. O desenvolvimento do I Curso de Instrutor de Tiro da PMPA, vem ao encontro das políticas de capacitação operacional da Corporação, sendo a formação dos docentes de tiro uma lacuna permanente de necessidade nas unidades e subunidades da Instituição.  

20112023X01X01X03Foto: SD RENATA COSTA - ASCOM

Justifica-se o presente plano, também, em razão da cidade de Belém, ter se tornado sede da 30ª Conferência da ONU sobre mudanças climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, fato este que demanda o reaparelhamento e recapacitação variadas do efetivo geral da corporação. Nesse contexto, torna-se oportuno a difusão da nova doutrina de tiro policial nos cursos de formação de oficiais e praças, previstos para iniciarem no ano de 2024. Com isso, considera-se ponto chave a atualização do método de ensino e emprego das armas de fogo por meio da substituição adaptada da doutrina de formação dos instrutores institucionais de tiro policial militar. Ao todo, 30 oficiais, oriundos dos 14 Comandos de Policiamento Regionais irão participar do curso, que terá 30 dias de duração. 

20112023X01X01X05Foto: SD RENATA COSTA - ASCOM

Para o Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, esse curso terá um impacto muito importante para a corporação:  “Nossa filosofia sempre foi o investimento em capital humano, com isso, acredito que esse curso será um divisor de águas, pois, para crescermos como instituição, precisamos evoluir cada dia mais. O método Giraldi tem o seu valor, porém, para nós hoje, ele está defasado, precisamos nos capacitar ainda mais, principalmente nesse momento em que grandes investimentos estão sendo realizados na aquisição de novos armamentos. Hoje, temos a Beretta, um armamento padrão, nossa corporação inclusive tem essa padronização publicada e homologada em diário oficial. Sendo assim, espero que nesses 30 dias de curso, os senhores aproveitem essa oportunidade e se formem com excelência, trazendo assim novos conhecimentos para a nossa PMPA.”  

20112023X01X01X02Foto: SD RENATA COSTA - ASCOM

Para o Coronel Cássio Tabaranã Silva, chefe do Departamento-Geral de Educação e Cultura, o curso terá muito a agregar para a instituição: “Até hoje a instituição utilizou os princípios, normas e técnicas do Método Girald, como orientação para o tiro policial, que atendeu muito bem a nossa tropa por todos estes anos. Porém, trata-se de um método estabelecido desde o ano de 1998, ou seja, mais de 25 anos de existência; trata-se de uma excelente doutrina e nos atendeu muito bem, de forma que esta será uma das principais referências teóricas para a ação formativa para nossos novos instrutores de tiro policial, principalmente no que diz respeito a segurança no uso de arma de fogo. No entanto, hoje temos muitos outros princípios e técnicas desenvolvidos em policiais mundo afora, que já se mostram eficazes e devidamente consolidadas como novas e excelentes alternativas para o uso do armamento mais moderno, que hoje a Polícia Militar do Pará possui e continua adquirindo. Em breve, teremos os maiores cursos de formação inicial da história da PMPA, onde deveremos formar 4 mil praças e 400 oficiais, assim estaremos diante de uma oportunidade única de disseminar os novos ditames do tiro policial militar na instituição.”

20112023X01X01X04Foto: SD RENATA COSTA - ASCOM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.