Em Belém, RPMONT realiza formatura do IX Curso de Tropa Montada

IMG 9640Divulgação: VC Eduardo Lima ASCOM

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (21), a formatura do IX Curso de Tropa Montada 2023 (IX CTMON). O evento ocorreu na sede do Regimento de Polícia Montada (RPMONT), em Belém, e contou com a participação do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

O curso teve a finalidade de especializar policiais militares do RPMONT e outras unidades da PMPA em policiamento montado, recrutar, de forma qualificada, novas praças que pretendam servir na unidade, convergindo para o fiel cumprimento das determinações emanadas pelo Comando de Missões Especiais (CME) e para a excelência dos serviços prestados no atendimento à sociedade paraense. Dessa forma, pretende contribuir para que a segurança pública do Estado do Pará se torne referência no país, com destaque para o trabalho integrado com a população, preservar os direitos fundamentais das pessoas.

IMG 9589Divulgação: VC Eduardo Lima ASCOM

Iniciado no dia 14 de agosto, o curso transcorreu em 100 dias, divididos em 625 horas-aula, que abrangeu estágio operacional, viagem de estudo e capacitação de policiamento ambiental, além de atividades práticas e teóricas, tendo como intuito aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e atitudes para melhor atuação de todos os profissionais.

Através da realização do curso, busca-se aumentar em cerca 35% o efetivo de cabos e soldados cursados no RPMONT e nas demais unidades que operam na modalidade de Policiamento Montado (Marabá e Santarém), e consequentemente aumentar a produtividade operacional por meio de ações de prevenção à violência e à criminalidade, estabelecendo uma rotina de policiamento montado que atenderá a região metropolitana de Belém, bem como localidades do interior do Estado, executando o policiamento ostensivo em eventos esportivos.

WhatsApp Image 2023 11 21 at 15.03.08Divulgação: VC Eduardo Lima ASCOM

“Cada um dos novos cavalarianos mostrou determinação e comprometimento, superando os desafios propostos ao longo de 100 dias de intensos treinamentos, instruções teóricas e práticas, além do convívio cotidiano com manejo de cavalo, técnicas de tiro, policiamento montado, choque montado, entre outras instruções. Gostaria de parabenizar cada um dos formandos por esta conquista. Os senhores são exemplo de superação, força e coragem.” explicou o tenente coronel Maiquel, Comandante do RPMONT.

“Vivemos neste curso a Capacitação de condicionamento ambiental, operações montadas em áreas rurais, Estágios em praça desportiva, no policiamento ordinário, uma simulação inédita de controle e distúrbios civis, com toda a tropa no CME. O concurso Hípico Coronel Fontoura, esse IX CTMON estava deixando sua marca em todos os momentos. A responsabilidade agora é, como dizem, manter o curso, repassar os conhecimentos, manter as tradições e aperfeiçoar o aprendizado. Cavalarianos para sempre, porque sempre haverá uma Cavalaria” comentou o 2º Tenente Lisboa.

WhatsApp Image 2023 11 21 at 15.03.43Divulgação: VC Eduardo Lima ASCOM

“É com imensa satisfação que estou aqui na sede do Regimento de Polícia Montada, em mais uma conclusão do curso de tropa montada, que teve a maior turma da história da nossa cavalaria bicentenária. Lembrando que a nossa Corporação iniciou com tropas montadas lá em 1818 e já se vão 205 anos, por isso é importante mantermos essa modalidade de policiamento. A nossa Corporação gera recursos para o profissional adquirir mais conhecimento e se especializar.” finalizou o Comandante-Geral, Coronel Dilson Júnior.

WhatsApp Image 2023 11 21 at 15.03.17Divulgação: VC Eduardo Lima ASCOM

IMG 9717Divulgação: VC Eduardo Lima ASCOM