Gestor Web substituirá o atual SIGPOL da PMPA a partir de dezembro

a importancia da tecnologia da informacao nas empresas 1Imagem: Internet

A Polícia Militar do Pará realizará a partir de dezembro a substituição do atual Sistema Integrado de Gestão Policial (SIGPOL), para o novo sistema (Gestor Web). A atualização tem como objetivo trazer uma plataforma mais rápida e completa. O SIGPOL foi lançado em meados de 2006 e foi desenvolvido em uma linguagem de código PHP, HTML, CSS e JS. Naquela época, a ferramenta apresentava um grande poder de inserção e visualização de dados relacionados ao cotidiano da Polícia Militar do Pará. Contudo, com a evolução tecnológica, entramos em uma nova era, onde não dependemos apenas de dados, mas sim do processamento eficiente dessas informações.

A linguagem de programação originalmente utilizada para construir o SIGPOL foi depreciada e a infraestrutura onde a aplicação está hospedada enfrenta desafios como lentidão, alto consumo de hardware e banda de internet. Para superar esses obstáculos, o Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, lançou o desafio para a Diretoria de Telemática da PMPA (DITEL), determinando a criação de uma plataforma inovadora que incorporasse as mais recentes tecnologias disponíveis no mercado. Assim nasceu o projeto (Gestor Web), uma plataforma arrojada que traz o que há de mais novo em tecnologia e segurança para a instituição.

O Gestor Web é desenvolvido em JavaScript e utiliza frameworks, bibliotecas e ambientes de execução de mercado, como React JS, Node JS e Express. Com componentes Back-end e Front-end, a plataforma facilita a manutenção e integração com aplicações de terceiros, como é o caso da consulta veicular. Essa abordagem também otimiza o desenvolvimento, permitindo a divisão de equipes especializadas. Uma mudança significativa ocorreu na infraestrutura, que anteriormente concentrava banco de dados, imagens e aplicação em uma única máquina. Agora, esses elementos foram separados, resultando em ganhos de velocidade e facilitando a manutenção. O Gestor Web será entregue em dezembro, com todas as funcionalidades do SIGPOL, acrescido do SEP (Sistema Eletrônico de Promoções), um módulo que gerencia o PMPA Mobile, além de uma série de otimizações nos módulos herdados do SIGPOL.

“O SIGPOL foi uma ferramenta de grande importância durante anos, entretanto, ele tem uma linguagem de programação que não era mais aconselhável a ser utilizada. Atualmente, a hospedagem do SIGPOL enfrenta desafios como lentidão, alto consumo de hardware e bandas de internet, já o (Gestor Web), foi um desafio lançado pelo nosso excelentíssimo comandante-geral, coronel Dilson Júnior, que determinou que precisávamos melhorar ainda mais essa tecnologia. O Gestor Web virá com uma nova linguagem, o banco de dados foi montado em JavaScript e outros sistemas mais avançados que o antigo SIGPOL. Com isso, vamos conseguir dar uma melhor qualidade de gestão para os nossos militares.” Enfatizou o Tenente-coronel Marcelo Machado, Diretor da Diretoria de Telemática da PMPA (DITEL).