Polícia Militar recebe novas viaturas para o BPRV

IMG 0998Divulgação: SGT Edson ASCOM

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), a entrega de 33 novas viaturas para a PM, que integrarão a frota do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). O evento foi realizado na Praça Matriz de Marituba, região metropolitana de Belém.

Presidido pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, o ato de entrega contou com a presença do Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, do Delegado-Geral da PCPA, Walter Resende, da prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, além de outras autoridades do Poder Executivo municipal, oficiais e praças da PM e cidadãos maritubenses.

Design sem nome 10Divulgação: VC Yasmin ASCOM

O ato marca o início da entrega de 1.450 novas viaturas, como medida de renovação da frota da Corporação, em continuidade ao contrato administrativo celebrado entre a Polícia Militar do Pará e a Empresa CS Brasil Frotas S.A, cujo objetivo é a contratação de empresas terceirizadas especializadas na prestação de serviço na locação de veículos, para atender as demandas operacionais da Instituição.

Foram entregues 31 viaturas do modelo Hilux e 2 viaturas do modelo Duster. o Estado do Pará possui uma extensão territorial que abrange regiões diferenciadas estruturalmente, sendo necessário o emprego de veículos, conforme as especificidades do terreno.

IMG 9131Foto: SD Ronald - ASCOM PM

"Em vários municípios do nosso continental Estado do Pará, as viaturas frequentemente não alcançavam as áreas mais remotas. Desde a primeira renovação, em 2020, tomamos a decisão de eliminar os carros de porte pequeno da nossa Corporação. Agora, toda a nossa frota é composta por picapes 4x4, equipadas com ar-condicionado, equipamento de sinalização, rastreador veicular e rádio digital. Estamos disponibilizando ao efetivo o que há de mais moderno em termos de equipamentos para garantir a segurança pública”, frisou o coronel Dilson Júnior, Comandante-Geral da PM.

O gestor destacou a importância do aparelhamento da PM para fazer frente à criminalidade que se alastrava pelo Estado. São investimentos em diversas áreas: salarial, recursos humanos com a realização de concurso público, valorização da tropa por meio das promoções contínuas, permitindo a ascensão profissional, além de armamentos e demais equipamentos que auxiliam a atuação técnica e segura dos policiais militares.

IMG 9121Foto: SD Ronald - ASCOM PM

“Nesta renovação atual, adquirimos 1.450 novas viaturas para todo o Estado, um número que merece destaque. Ao assumirmos o comando da Corporação, em janeiro de 2019, tínhamos apenas 800 viaturas. Em menos de 5 anos, quase dobramos a quantidade de viaturas à disposição para realizar o policiamento preventivo. Essa expansão tem sido crucial para a redução contínua da criminalidade nos últimos 5 anos. Em 2018, os jornais retratavam o Pará em uma situação caótica em termos de segurança pública. Hoje, Belém é a sétima capital mais segura do Brasil. Nossa atuação se estende por todas as PA’s e rodovias estaduais do Pará. Nosso batalhão rodoviário estará equipado e em condições de oferecer um serviço de excelência", afirmou o Comandante-Geral.

Posteriormente, haverá entrega de viatura nos demais comandos de policiamento regionais, reforçando o compromisso com o aparelhamento e fortalecimento da Polícia Militar para servir o povo paraense.

Design sem nome 11Divulgação: SD Ronald ASCOM