Operação Festas Seguras 2023 é desencadeada em todo o Estado

IMG 0592Foto: VC Yasmin - ASCOM PM

Ocorreu, na manhã desta sexta-feira (01), o lançamento da Operação Festas Seguras em todo o Estado do Pará. Em Belém, a abertura foi realizada no estacionamento do Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, e contou com a presença de todas as forças que compõem o Sistema de Segurança Pública estadual.

8a8d0753 eef4 4636 b5cb 91115726eee5Foto: Luciana Mazzé - Ten PM

O objetivo da ação integrada é promover a segurança pública no Estado do Pará, através do policiamento ostensivo nos locais dos eventos, além das áreas que sejam influenciadas pelos efeitos diretos e indiretos da mudança na dinâmica social ocorrida no mês de dezembro, em função da circulação monetária, das festas natalinas e de fim de an. Para tanto, será empregado efetivo de diversas Unidades da PMPA, tanto na grande Belém, como nos municípios do interior do Estado, junto com os demais órgãos integrados, visando à incolumidade das pessoas e do patrimônio público e privado.

19e32272 f904 42b6 9689 9e1907f5849eFoto: Luciana Mazzé - Ten PM

De acordo com o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social em exercício, Delegado André Costa, “A Operação Festas Seguras inicia hoje (01), e segue até o dia 08 de janeiro. Nós teremos um efetivo de mais de 4.500 profissionais de segurança pública atuando no reforço para esta ação. O trabalho será realizado em todos os municípios do Estado, direcionando policiamento principalmente para os grandes centros urbanos e comerciais, a fim de proporcionar à população não somente a tranquilidade de realizar as compras de fim de ano, mas também que possa festejar este período com segurança e harmonia”.

Segundo o Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, a operação que já está na quinta edição, é essencial para manter a integração entre todas as corporações de segurança pública do Estado. “O mês de dezembro movimenta bastante a economia estadual com a chegada das festas de fim de ano e principalmente por conta do pagamento do 13º salário. Dessa forma, o foco desta operação deve ser o reforço do policiamento preventivo nas áreas comerciais e centros urbanos de todo o Estado. Essa sinergia entre as unidades de segurança pública colabora para o sucesso da operação, que a cada ano vem reduzindo substancialmente a criminalidade neste período”, destacou o Comandante-Geral.

1f516fc6 7a44 450a 8033 5765df1ed49cFoto: Luciana Mazzé - Ten PM

Para o desenvolvimento da Operação, que ocorrerá em diversas frentes, serão utilizadas 571 viaturas quatro rodas, 277 motocicletas, 52 conjuntos de cavalaria, três embarcações, 12 bicicletas, além de um efetivo de 2.165 policiais militares, que irão atuar nas diversas modalidades de policiamento nas áreas urbana e rural dos municípios paraenses. As ações preventivas, ostensivas e de fiscalização envolverão os órgãos do SIEDS e também municipais, distribuídos nos corredores de grande fluxo de veículos e áreas periféricas, junto a condutores de veículos automotores, visando identificar e retirar de circulação aqueles que estejam em desacordo com a legislação em vigor.

543936bf 0ab0 479b af39 6e315dcb2c39Foto: Luciana Mazzé - Ten PM

IMG 1915Foto: Renata - Sd PM