Efetivo do 34º BPM tem instrução para intervir em eventos críticos

Design sem nome 45Divulgação: 34º BPM

Ocorreu, na manhã da última sexta-feira (8), Capacitação em Protocolos de Primeiro Interventor para Eventos Críticos, na Modalidade Ataque Ativo, no auditório da Infraero, município de Marabá, sudeste do Estado.

A instrução abordou três objetivos primordiais: Difundir o conhecimento sobre a temática, evitando atuação improvisada e empírica que potencialize riscos às pessoas envolvidas; Assegurar a preservação da vida, principal objetivo da doutrina de gerenciamento de crises (GC), bem como aplicar a lei e restabelecer a ordem no ambiente em que o evento crítico eclodiu; Estabelecer as normas e padrões de atuação para que os policiais envolvidos em eventos críticos, na modalidade assassino em massa, minimizem os danos diretos e indiretos de uma ocorrência dessa magnitude.

Design sem nome 46Divulgação: 34º BPM

Para o Instrutor, Major Alexsandro, capacitações como esta contribuem para a maior segurança nas escolas. “É importante enaltecer a preocupação da Corporação, na pessoa do nosso Comandante-Geral, Cel Dilson Júnior, também do nosso Chefe do DGEC, pois o ataque ativo é uma modalidade de evento crítico extremamente complexa, que foge da doutrina tradicional do gerenciamento de crises, porque você não pode demorar muito tempo para resolvê-la. O tempo que você perde isolando um perímetro, o agressor ou atirador ativo continua atacando pessoas no local. Sendo assim, o objetivo é neutralizar o mais rápido possível a agressão, para que se consiga estancar o evento crítico. Vale ressaltar que o Estado do Pará não possui nenhum registro de ataque ativo em escolas, felizmente. Mas a preocupação do nosso Comandante, Departamento Geral de Educação e Cultura e Departamento Geral de Operações é justamente continuar atuando de forma proativa, a fim de que eventos dessa natureza não venham ocorrer em nosso Estado. Diante disso, é importante que a tropa se qualifique com esse conhecimento, pois se um dia vier a acontecer eventos desta natureza, será necessário saber como atuar, como salvar o máximo de vidas e como restabelecer a ordem no local. Essas são as prioridades e os objetivos que são transmitidos nessa capacitação."

Design sem nome 47

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.