Policiais do CPC II realizam capacitação para a utilização das novas câmeras corporais (Body Cam)

WhatsApp Image 2023 12 20 at 19.51.40Foto: ASCOM PMPA

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (20), no auditório do Sest Senat, situado na avenida Augusto Montenegro, a capacitação para a utilização das novas câmeras corporais (Body Cam), para todos os policiais militares do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II).

Durante a capacitação, os agentes foram orientados quanto ao uso do equipamento, como a exemplo, a utilização, carregamento, especificações técnicas, e sobretudo, quanto à operacionalidade delas durante as ações policiais.

Para o Coronel Orlandino, Comandante do Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), as câmeras são um importante instrumento na atual política de segurança pública do Estado, “As câmeras corporais vêm integrar as atuais diretriz da nossa Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, ou seja, trazer maior transparência nas ações dos seus agentes de segurança. Nesse caso, nós, policiais militares do (CPC II), por determinação do nosso comandante-geral, coronel Dilson Júnior, estamos instalando todos esses procedimentos das câmeras corporais.”

WhatsApp Image 2023 12 20 at 19.51.40 1Foto: ASCOM PMPA

Na ocasião, o comandante também destacou a importância dessa capacitação para a realização, gradativa, da utilização das câmeras corporais, nas ações desenvolvidas pelos agentes durante as abordagens policiais. “Durante todo o processo, houve primeiramente a instalação das plataformas que vão recarregar essas câmeras, a instalação de uma internet própria e de software específico. Agora, nós estamos num processo de instrução dos policiais. Todos os nossos militares utilizaram essa nova tecnologia, em especial os policiais do serviço operacional, dando assim mais transparência em nossas ações, ou seja, nós vamos poder identificar em tempo real quais são as guarnições que estão atendendo determinada ocorrência.”

As câmeras corporais se tornaram uma ferramenta fundamental para as Polícias Militares em diversos países, incluindo o Brasil. Seu objetivo principal é registrar em vídeo e áudio as interações dos policiais com o público durante o cumprimento do dever, aumentando a transparência, a responsabilidade e a prestação de contas. Esses dispositivos têm impacto direto na melhoria da conduta dos policiais, incentivando práticas profissionais adequadas e éticas, pois sabem que suas ações estão sendo gravadas. Além disso, as câmeras corporais podem ajudar na coleta de provas em investigações, oferecendo evidências objetivas e precisas sobre eventos e ocorrências.

WhatsApp Image 2023 12 20 at 19.56.50Foto: ASCOM PMPA

A presença dessas câmeras pode reduzir conflitos durante abordagens policiais, tanto pela consciência da gravação quanto pela influência na conduta de ambas as partes envolvidas. Isso pode contribuir para a diminuição de reclamações contra policiais por má conduta e para a promoção de interações mais respeitosas e pacíficas entre a polícia e a comunidade. No âmbito da segurança pública, as câmeras corporais podem servir como uma ferramenta de treinamento, permitindo revisões de situações específicas para melhorar procedimentos e estratégias de intervenção.

Além disso, esses dispositivos também podem ser úteis para reforçar a confiança da comunidade na atuação policial, fornecendo uma visão mais aberta e transparente das operações policiais. O Pará é um dos pioneiros no uso das câmeras corporais, inclusive com um processo de licitação sendo finalizado para a aquisição de mais de 3 mil novas câmeras para uso das forças de segurança, destacando-se entre os sete estados do Brasil que já utilizam as câmeras corporais (Body cam) nas ações de segurança, de acordo com o levantamento divulgado pelo monitor da violência do portal do G1.

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.