Cerimônia de encerramento do CSPBM e CAO 2023

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO CSBPM E CAO 2023 21 12 23Divulgação: PMPA

Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (21), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, a solenidade de encerramento do Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar – CSPBM/2023 e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO/2023.

O Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar (CSPBM) teve carga horária de 460 horas-aula, e contou com duas turmas, que abrangeu 69 alunos, dos quais 44 são oriundos da Polícia Militar do Pará, 02 da Polícia Militar do Maranhão, 10 do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e 13 da Polícia Civil do Pará.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO 21 12 2023Divulgação: PMPA

Para a tenente coronel Lindiany Patrícia Batista Campos Baía, concluinte do Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar (CSPBM), os conhecimentos obtidos no decorrer das instruções serão de grande valia no decorrer da trajetória no oficialato da Instituição, “O curso é um requisito para que oficiais da PM, BM e Delegados da Polícia Civil possam alcançar outros patamares dentro das respectivas Instituições. A formação também me possibilitou ter uma visão mais ampla da segurança pública de forma geral.

O CSPBM visa aprimorar as competências e habilidades dos profissionais sobre as teorias e ferramentas da gestão estratégica voltada para a segurança pública, a fim de tornar a gestão eficiente, transparente, bem como auxiliá-los na busca da excelência de desempenho, que lhes possibilitem, em última análise, gerir com elevado nível de qualidade os recursos disponibilizados, de forma a oferecer um atendimento de excelência ao cidadão paraense.

3c6344c2 4472 4766 bbd6 7b755a2df652

Para a tenente coronel Simone Franceska Pinheiro das Chagas, também concluinte do CSPBM, a conclusão do curso possibilitará alçar vôos mais altos na carreira de oficial superior, “É mais um degrau na nossa carreira, especialmente focado na formação da gestão dos futuros coronéis da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e dos Delegados de Polícia Civil. Foi um momento de troca de vivência, de partilhas, de conhecimento, de construção de conhecimento. É muito gratificante fechar esse ciclo com todos os concluintes ao final, e eu espero que nós possamos colocar em prática tudo que foi aprendido durante o curso, especialmente na gestão, para que assim possamos aperfeiçoar e desenvolver cada vez mais a nossa Instituição Polícia Militar do Pará.”

Já o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) teve carga horária de 430 horas-aula e abrangeu 45 oficiais, sendo 44 da Polícia Militar do Pará e 01 da Polícia Militar do Amapá.

e5d2a957 9305 488f 8c2c 4c9105bb1cb5

Para o capitão Pedro Yoshioka da Silva, concluinte do CAO, o curso será um divisor de águas na carreira na Corporação. “Para nós, oficiais do quadro intermediário, o curso demonstrou a importância de estarmos sempre nos aperfeiçoando e adquirindo conhecimento. Todos esses ensinamentos serão difundidos para o bem, não só da PMPA, mas de toda a população paraense, todos ganham.”

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) tem como objetivo proporcionar a reflexão teórica, em nível gerencial, com enfoque no planejamento tático-operacional, permitindo a integração das diversas instituições envolvidas, favorecendo a reflexão acerca da administração e resolução dos problemas que envolvem o campo da Segurança Pública e a Defesa Social.

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO 21 12 23Divulgação: PMPA