PM realiza formatura do I Curso de Instrutor de Tiro Policial Militar

Design sem nome 59Divulgação: SGT JOSUELTON CHAGAS - ASCOM PM

Nesta sexta-feira (22), a Polícia Militar, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (Degec), realizou a formatura do I Curso de Instrutor de Tiro Policial Militar (I CIT). A cerimônia ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral, em Belém, e foi presidida pelo Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.

O I CIT iniciou com 30 alunos, tendo 29 concluintes, entre Oficiais subalternos e Aspirantes a oficial do quadro de combatentes da PMPA e foi realizado no período de 13 de novembro a 21 de dezembro de 2023. O Curso contou com carga horária total de 263 horas-aula e teve por objetivo, capacitar policiais militares para exercerem a função de instrutor de tiro policial militar nos cursos de formação inicial, continuada ou complementar, observando as diretrizes de ensino no âmbito da corporação e nas demandas relacionadas às ações formativas dessa natureza.


“O curso de instrutor de tiro, é concluído num momento estratégico, em que a nossa corporação vai dar um salto na reposição do efetivo, passando de 18 mil policiais atuais para 22,4 mil, assim que o concurso que está em andamento for concluído. Nós temos uma imensa responsabilidade de bem formar, bem capacitar os futuros policiais que vão estar conosco nessa labuta diária de busca da paz social”, avalia o Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior.

Design sem nome 60Divulgação: SGT JOSUELTON CHAGAS - ASCOM PM


O Curso foi ministrado por experientes instrutores da Polícia Militar do Pará nesta 1ª edição, tendo em sua matriz curricular 17 disciplinas, dentre as quais, destaca-se: Tiro Policial Arma de Porte e Arma Portátil, Conduta de Patrulha e Abordagem a Edificações – Técnica de Tiro, APH Tático; Prevenção de Acidentes em Instrução de Tiro; Planejamento Formativo e Didática Aplicada; Balística Aplicada; Manejo das Armas de Dotação da PMPA; Simulador de Tiro Policial; Técnicas de Ação Imediata Veícular com Emprego de Arma de Fogo.

Design sem nome 58Divulgação: SGT JOSUELTON CHAGAS - ASCOM PM


O tenente Wellyson, que atua no 22° Batalhão e ficou em 1° lugar do curso, falou sobre a sensação de dever cumprido “Retornaremos agora para nossas unidades mais firmes e convictos de nossa missão, e com a nobre responsabilidade de sermos instrutores de tiro e de repassar essa nova rotina, primeiramente à nossa tropa e posteriormente às futuras turmas de policiais militares”.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.