Corregedoria-Geral da PM zela pela conduta profissional e atua em todo o Estado

DJI 0565Divulgação: VC Leonardo - ASCOM PM

A Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Pará, diretamente vinculada ao Comandante-Geral, é o órgão correcional da Corporação, sendo responsável pelo assessoramento disciplinar, pela orientação, prevenção e fiscalização das atividades funcionais e da conduta profissional, visando ao aprimoramento da ética, da disciplina e da hierarquia entre os integrantes da Corporação.


A Corregedoria-Geral tem atuação em todo o território do Estado do Pará, realizada por meio das Comissões de Corregedoria dos Comandos Operacionais Intermediários (COINTs). Em cada município-sede do COINT existe uma comissão chefiada por um tenente coronel, a quem compete a instauração dos processos no âmbito de suas respectivas circunscrições.
Novas instalações.


“Para manter uma Polícia Militar forte, precisamos ter uma Corregedoria forte”. A frase acima é comumente destacada pelo Comandante-geral, Coronel Dilson Júnior, nos discursos relacionados à Corregedoria-Geral da bi-centenária instituição de Fontoura.
No último sábado (23), durante inauguração das novas instalações do órgão, situado no bairro do Souza, em Belém, a frase foi reforçada pelo oficial durante fala à tropa, em evento que foi presidido pelo Governador Hélder Barbalho e prestigiado por diversas autoridades civis e militares.

DJI 0559Divulgação: VC Leornado - ASCOM PM


O novo prédio da Corregedoria-Geral conta com 25 salas, auditório, alojamentos climatizados e amplo estacionamento, oferecendo melhor estrutura aos militares que desempenham suas atividades no órgão de segurança e, também, à população.
Além da sala do Corregedor geral, que atualmente é ocupada pelo Coronel Ricardo André, a nova sede da PM também abriga as Comissões de Correção dos Comandos de Policiamento da Capital I e II (COR/CPC I e COR/CPC II), Missões Especiais (COR/CME), Especializado (COR/CPE), entre outros.


PM Vítima


As novas instalações também dispõem de uma sala destinada ao Serviço de Investigação de Crimes Contra a Vida de Policiais Militares (PM Vítima), que possui a missão de atender, em apoio às autoridades de polícia judiciária, militar ou civil, autoridades Judiciárias e membros do Ministério Público, em procedimentos investigatórios que tenham como vítima de ameaça de morte, tentativa de homicídio e homicídio, Policiais Militares do Estado do Pará em razão de sua condição de Policial Militar.

IMG 9967 1Divulgação: SGT Josuelton Chagas - ASCOM PM


Espaço cidadão

O prédio também possui uma sala de atendimento às pessoas que se sentiram ofendidas, por algum militar, na sua honra física ou moral. Dessa forma, o órgão atua com diligência para coibir eventuais excessos ou ações que maculem a imagem da Corporação. Assegurando sempre o princípio do contraditório e preservando a dignidade da pessoa humana.

IMG 9961 2Divulgação: SGT Josuelton Chgas - ASCOM PM

 

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.