Polícia Militar do Pará lança o Sistema Gestor Web

gestor webDivulgação: ASCOM PM

O mais novo sistema de gestão corporativa da Polícia Militar do Pará, o Gestor Web, foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (27) em cerimônia presidida pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, na sede do Quartel do Comando-Geral, no bairro do Parque Verde, em Belém.

Estiveram presentes no evento, o chefe de Estado-Maior, Coronel Ronald Botelho, o ex chefe do antigo Centro de Informatica e Telecomunicações (CITEL), Coronel Seraphico, o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), Coronel Neves, o chefe da Corregedoria Geral, Coronel Ricardo André, o chefe do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), Coronel Tabaranã, o chefe da Diretoria de Telemática (DITEL), Tenente-Coronel Marcelo Machado, além de outros oficiais e praças da PM.

WhatsApp Image 2023 12 27 at 17.59.56Foto: SD Renata - ASCOM PM

A nova plataforma, desenvolvida pela Diretoria de Telemática, passou a funcionar desde a segunda-feira (23), substituindo o Sistema Integrado de Gestão Policial (SIGPOL), que estava em uso há 17 anos, desde o lançamento, em 2006. O Gestor Web se destina a otimizar a gestão da atividade policial militar, abrangendo áreas como finanças, pessoal, operacionalidade, logística, saúde e outros processos-chaves, envolvendo o planejamento estratégico da Corporação, além de possibilitar aos usuários acesso rápido, eficiente e sistematizado.

Na ocasião, o Comandante-Geral destacou a inovação tecnológica que o novo sistema representa para a Instituição: “Antes, o controle da movimentação e transferências de dados era feito através de um livro manuscrito e, após isso, transcrito para uma ficha individual de cada policial. A implementação do antigo SIGPOL representou um marco significativo, introduzindo novas tecnologias, como o boletim de atendimento da polícia militar de forma informatizada, incluindo georreferenciamento, que, à época, foi considerado um feito histórico para nossa Corporação. Mas, como é inerente a qualquer avanço tecnológico, a necessidade de atualização constante se faz presente. Ao assumirmos o comando em 2019, identificamos a urgência de evolução tecnológica, e hoje lançamos o Gestor Web como aperfeiçoamento do antigo sistema”, afirmou.

WhatsApp Image 2023 12 27 at 17.58.03Foto: SD Renata- ASCOM PM

Já o chefe da Diretoria de Telemática (DITEL), Tenente coronel Marcelo Machado, ressaltou: “O propósito do gestor web na PMPA é, claro, impulsionar o desempenho nas áreas administrativa e operacional, seja na gestão financeira, no planejamento estratégico ou na operação do dia a dia. Esse sistema é uma ferramenta multifacetada, pronta para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência em todas as frentes. Estamos diante de uma mudança de paradigma, que nos coloca no caminho da inovação e da excelência”

IMG 0446Foto: VC Bianca Virgolino - ASCOM PM

Com a implementação do Gestor Web, os policiais podem acessar a plataforma pelo smartphone, mesmo em áreas remotas sem conexão à internet, permitindo obter orientações sobre procedimentos operacionais padrão, viabilizando respostas apropriadas à situações emergenciais. Além disso, a plataforma possibilita o rastreamento preciso da localização dos policiais em serviço ordinário e extraordinário, além do monitoramento da atividade de cada unidade. Esse avanço representa um marco na gestão operacional da Instituição, fornecendo um panorama detalhado da força de trabalho em tempo real.

O sistema gestor web já está disponível nas plataformas Play Store e Apple Store e pode ser acessado pelo link: gestorweb.pm.pa.gov.br

WhatsApp Image 2023 12 27 at 17.58.31Foto: SD Renata - ASCOM PM