Programa PMZITO, alternativa estratégica à Segurança Pública

PMZITO 29 12 23Divulgação: PMPA

Com o objetivo de desenvolver o diálogo entre os jovens e adolescentes, voltado à prevenção da violência e da criminalidade, assim como o melhor desenvolvimento de valores essenciais à formação de cidadãos responsáveis e conscientes de que o bem-estar social é responsabilidade de todos, foi criado, em fevereiro de 2018, o programa PMZITO, que institucionaliza e regula os projetos sociais de caráter preventivo no âmbito da Polícia Militar do Estado.

O programa PMZITO recepciona projetos institucionais da Polícia Militar, almejando mitigar problemas que possam ser, futuramente, potenciais vetores para o aumento da insegurança na sociedade, como o uso de drogas, violência no trânsito e violência doméstica, por exemplo.

Desta forma, a Corporação oferece uma alternativa estratégica, no que diz respeito à ordem pública e ao enfrentamento da criminalidade, por meio de ações sociais preventivas, que envolve a prevenção, a educação e a conscientização dos diversos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade acerca do quanto cada um pode corroborar para a instituição de uma sociedade mais igualitária.

PMZITO PMZITO 29 12 23Divulgação: PMPA

Esse processo educacional de mudança de comportamento é desenvolvido por policiais militares, todos capacitados no curso de monitores PMZITO, que aplicam de forma pedagógica conhecimentos como cidadania, valores cívicos, éticos e morais, direitos humanos aplicados, prevenção ao uso de drogas, noções básicas de primeiros socorros e prevenção em acidentes domésticos, além de educação para o trânsito, educação ambiental, entre outros.

Podemos citar um exemplo de projeto social PMZITO, desenvolvido pelo 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), no município de Soure, localizado na parte ocidental do arquipélago do Marajó, região do Comando de Policiamento Regional XI, com crianças e adolescente visando reduzir significativamente a vulnerabilidade dos mesmos quanto ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, com ênfase no consumo de substâncias entorpecentes, considerando, após estudos, a movimentação do tráfico de drogas naquela região de rios.

Os impactos comportamentais e os resultados esperados pelo projeto são os de redução do número de atendimentos de menores em situação de vulnerabilidade quanto ao consumo de drogas lícitas e ilícitas, redução do número de apreensões de menores infratores naquela região, fortalecimento dos laços familiares, desenvolvimento de valores cívicos, éticos, morais e outros, contribuindo assim com a formação cidadã das crianças e adolescentes.

PMZITO 29 12 2023Divulgação: PMPA

De um modo geral, a Polícia Militar é vista como uma força de segurança pública voltada à repressão, por realizar prisões, apreensões, entre outros atos nesse sentido. Porém, conforme a Constituição Federal de 1988, a função precípua da Corporação é o policiamento preventivo, que pode ser realizado em diversas frentes.

A adoção de políticas estratégicas, como o Programa PMZITO, reflete exatamente o propósito de atuar nas causas de muitas problemáticas sociais que interferem na ordem pública e no bem-estar social.

PMZITO 29 12 23Divulgação: PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.