PMPA assina contrato de credenciamento do FUNSAU com o Hospital São Vicente, no município de Redenção

funsau 29 12 23Divulgação: PMPA

O coronel Capistrano, Diretor do Fundo de Saúde (FUNSAU), assinou, na manhã desta quinta-feira (28), o contrato de credenciamento entre o Fundo de Saúde da Polícia Militar do Pará (Funsau) e o Hospital São Vicente, no município de Redenção, região sudeste do Estado.

O prazo de vigência do referido contrato é de doze meses, com a possibilidade de prorrogação, e abrange um valor global estimado em R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais), perfazendo um valor mensal de R$33.333,33 (trinta e três mil, trezentos trinta e três reais e trinta e três centavos).

funsau funsau 29 12 23Divulgação: PMPA

funsau 29 12 2023Divulgação: PMPA

O objeto contratual é a prestação de serviços médicos hospitalares, compreendendo, entre outros, atendimentos de urgência e emergência em clínica geral, Ginecologia/Obstetrícia, Ultrassonografia, Anestesia, Cirurgia Geral, além de exames que abrangerão a Colposcopia, Radiologia e Ultrassonografia, Endoscopia, Colonoscopia, Laboratório, Tomografia, Raio-X, Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Gastroplastia Ademais, diversos exames laboratoriais serão viabilizados, a fim de proporcionar ao servidor militar estadual, contribuinte do FUNSAU, um atendimento completo.

O Fundo de Saúde da Polícia Militar do Pará foi instituído pelo Decreto nº 10.756, de 09 de agosto de 1978, e reestruturado pela Lei Complementar nº 142, de 16 de dezembro de 2021. O projeto foi criado com o objetivo de realizar a autogestão em saúde, no âmbito da Pessoa Jurídica de Direito Público, vinculada ao Comandante-Geral da Corporação, de caráter contributivo, com a missão institucional de prover as despesas decorrentes da assistência à saúde prestada aos militares estaduais, dependentes legais e pensionistas.

No ano de 2023, o FUNSAU contratou 12 novas empresas prestadoras de serviços, contando com um portfólio que inclui 35 hospitais, clínicas e laboratórios que realizam atendimentos na área de saúde. Além disso, possui, ainda, 15 contratos administrativos, que visam dar suporte e acompanhamento ao bom andamento e funcionamento do Fundo, com apoio à logística, aquisição de materiais e insumos, e apoio aos serviços odontológicos e de diagnósticos do Corpo Militar de Saúde (CMS) da PMPA, distribuídos em Belém e municípios do interior do Estado com maior demanda dos usuários e os dependentes.

funsau 29 12 2023Divulgação: PMPA

hospital 29 12 23Divulgação: PMPA

são vicente 29 12 23Divulgação: PMPA

A importância do investimento na saúde policial militar

A saúde dos policiais militares é uma área que merece destaque, considerando a natureza desafiadora e, não raras vezes, estressante das funções desempenhadas. O bem-estar físico e mental dos agentes é primordial para garantir que estejam plenamente aptos ao exercício funcional, com efetividade e responsabilidade.

Geralmente, os policiais militares são submetidos a exames médicos regulares,a fim de monitorar a condição de saúde. Os exames podem incluir testes físicos, exames laboratoriais e avaliações psicológicas. No âmbito da saúde mental, dada a natureza dinâmica do trabalho policial, o apoio integral e continuado à saúde é essencial. Programas de aconselhamento, intervenções em crises e serviços psicológicos podem ser disponibilizados para auxiliar os policiais a lidarem com o estresse e o trauma associados às funções.

Esse aspecto não é apenas uma preocupação individual, mas também uma questão de interesse público, considerando que o agente apto física e mentalmente atenderá as ocorrências criteriosa e assertivamente. Desse modo, investir em programas abrangentes de saúde, segurança e bem-estar contribui para um ambiente de trabalho mais saudável, melhora o desempenho das funções policiais e fortalece a relação entre as forças policiais e a comunidade a que servem.

Esses agentes são cotidianamente exigidos em todos os sentidos, o que reflete no desenvolvimento de síndromes emocionais que desencadeiam episódios de surto psicótico. O reforço e atenção ao atendimento médico que os policiais recebem é, então, medida estratégica de cuidado com o efetivo, que objetiva prevenir crises e garantir que o agente esteja pronto para o exercício profissional.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.