2023 encerra com marco histórico na redução de Crimes Violentos Letais Intencionais

Foto Institucional 01Divulgação: ASCOM PMPA

A aferição dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) iniciou em 2010. Desde então, o Estado do Pará esteve entre as unidades federativas que apresentavam números negativos nesse aspecto.

A partir de 2019, a Segurança Pública como um todo, de forma integrada, reuniu esforços para enfrentar a problemática. São anos consecutivos que, por meio de operações planejadas com base em manchas criminais, que se tem alcançado a redução continuada.

Em 2023, foi alcançado o feito histórico de diminuir os números de CVLI abaixo de 2 mil casos. Os números foram divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP). Ao todo, foram registrados 1.963 homicídios, representando a redução de 14%, quando comparado a 2022, e de 49% em relação ao ano de 2018.

Foto de cima da Rotam em Outeiro Divulgação: ASCOM PM

A Polícia Militar do Pará, Instituição que tem a atribuição constitucional de realizar o policiamento ostensivo em prol da preservação da ordem pública e incolumidade de pessoas e patrimônio, contribuiu significativamente para esses resultados. Durante o ano de 2023, diversas operações foram desencadeadas visando reforçar o policiamento em todos os aspectos, abrangendo a prevenção e a repressão qualificada.

Entre as operações realizadas, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM, está a Operação Polícia Mais Forte, que diariamente lança viaturas, além do policiamento ordinário, nos principais corredores da Região Metropolitana e do interior do Estado, garantindo visibilidade e acesso ao cidadão.

Além desta há as Operações "Madrugada da Paz", "Fechando o Cerco", "Bloqueio", "Retorno Seguro", "Prevenção Especial", entre outras, cada uma objetivando fiscalização, por meio de abordagens a pessoas e veículos, a fim de corroborar com a manutenção da ordem e da Paz social. A atuação do Grupamento de Prevenção Ativa (GPA) também merece destaque pelo viés eminentemente preventivo das ações, onde ocorrem visitas técnicas visando a coleta de informações para subsidiar o planejamento operacional dos batalhões de área.

Foto Institucional 05Divulgação: ASCOM PMPA

De acordo com o Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, essa redução merece ser evidenciada pelo caráter histórico de que se reveste. "Desde 2010, é a primeira vez que fechamos o ano com o número de registros de Crimes Violentos Letais Intencionais abaixo de 2 mil casos. Isso é resultado dos esforços de todos os órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública estadual. Saímos de um dos Estados mais Violentos para um dos mais seguros para se viver", frisou o gestor institucional.

Para isso, a reestruturação da Corporação, com frota renovada de viaturas, armamentos inovadores, instrumentos de menor potencial ofensivo, coletes balísticos mais adequados ao clima paraense, são fatores decisivos. Somado a isso, a política de capacitação da tropa, a fim de que ofereça um serviço cada vez mais técnico, merece ser destacada, por compor a gestão por qualidade adotada desde janeiro de 2019.

IMG 0049.CR2Divulgação: ASCOM PMPA

"Nós fechamos o último mês de 2023 como o melhor mês da série histórica, desde 2010. E neste ano, reduzimos bastante os índices de violência, comparando com o mesmo período do ano passado, alcançando uma redução histórica dos crimes violentos letais intencionais. É importante lembrar que recebemos o Estado, em 2018, com 4 mil homicídios. No ano passado reduzimos para 2,3 mil. E em 2023 reduzimos para menos de 2 mil casos”, ressaltou o Comandante-Geral.

Os números evidenciam que os investimentos em segurança pública têm conduzido a resultados positivos. Reduzir os índices de CVLI significa vidas preservadas, mais precisamente mais de 8 mil vidas. A capacitação do efetivo, a construção e reforma predial, a aquisição de armamentos modernos proporcionados pelo Governo do Estado tendem a continuar a lograr êxito no enfrentamento da criminalidade, ao lado do planejamento estratégico de ações direcionadas, com o objetivo de promover a segurança em sentido amplo à sociedade paraense.

IMG 8800Divulgação: ASCOM PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.