Em Castanhal, PM realiza palestra sobre saúde mental e prevenção à Síndrome de Burnout

WhatsApp Image 2024 01 03 at 09.35.25Divulgação: DGEC

Em Castanhal, região metropolitana de Belém, a Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), promoveu uma palestra sobre saúde mental e prevenção à Síndrome de Burnout.

Realizado na tarde da última terça-feira (02), no auditório do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), o evento foi direcionado aos alunos participantes do Curso de Adaptação à Graduação de 3º Sargento (CGS), turma II, sendo conduzido pelo Soldado PM Ernani, com o propósito de abordar questões fundamentais para a preservação da saúde mental no ambiente profissional.

A palestra teve como foco principal discutir a importância da saúde mental e estratégias para prevenir a Síndrome de Burnout, utilizando exemplos práticos do cotidiano. O intuito foi criar um ambiente mais saudável tanto para os instrutores quanto para os alunos, promovendo a reflexão sobre a importância do equilíbrio emocional no desempenho profissional.

A Síndrome de Burnout, conforme descrita pelo Ministério da Saúde, é um distúrbio emocional caracterizado por exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, geralmente associados a ambientes de trabalho desgastantes e demandas excessivas. Profissionais submetidos a altos níveis de pressão e responsabilidades, como os agentes de segurança, frequentemente estão sujeitos a essa condição devido às exigências inerentes à profissão.

Alertar e preparar o agente para lidar com os desdobramentos do estresse oriundo da atividade profissional evidencia a preocupação da Corporação com o bem estar do efetivo. Esse cuidado envolve estimular a busca de medidas mitigadoras, capazes de auxiliar o militar no dia a dia, refletindo na forma como lida com situações de crise de um modo geral.