GPA intensifica visitas técnicas de prevenção na área do 30° BPM, em Ananindeua

O Grupamento de Prevenção Ativa (GPA) intensificou, neste mês de janeiro, as visitas técnicas de prevenção aos estabelecimentos comerciais por toda a área do 30° Batalhão de Polícia Militar (30° BPM), no município de Ananindeua. As visitas têm como objetivo identificar potenciais vulnerabilidades e colaborar com os comerciantes para implementar medidas que possam reduzir riscos e aumentar a segurança geral.

O Grupamento de Prevenção Ativa (GPA) foi formalizado no dia 30 de maio de 2022, pelo atual Comandante-Geral da PMPA, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, ficando a cargo da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), por meio do Centro de Capacitação em Prevenção (CCP), o planejamento e a execução da qualificação dos policiais militares como Promotores de Prevenção Ativa, com a devida aprovação do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC).

WhatsApp Image 2024 01 06 at 16.29.29JHSJHDSFoto: PMPA

Entre os trabalhos desempenhados pelo (GPA), estão:

Avaliação de Segurança Física: Exame das condições físicas do estabelecimento, incluindo portas, janelas, sistemas de iluminação, câmeras de segurança e outros dispositivos de segurança.

Análise de Riscos: Identificação de possíveis riscos específicos associados ao local, como pontos de acesso vulneráveis, áreas com histórico de criminalidade e outros fatores que possam contribuir para incidentes de segurança.

Orientações de Prevenção: Fornecimento de orientações aos comerciantes sobre práticas recomendadas de segurança, como o uso adequado de sistemas de segurança, treinamento de funcionários e procedimentos de abertura e fechamento seguros.

Relacionamento com a Comunidade: Estabelecimento de um canal de comunicação entre a polícia e os comerciantes, promovendo parcerias e a troca de informações para fortalecer a segurança local.

Conscientização sobre Medidas de Prevenção: Divulgação de informações sobre medidas de prevenção, tanto para os proprietários dos estabelecimentos quanto para a comunidade em geral.

Treinamento em Situações de Emergência: Oferta de informações ou treinamentos relacionados a situações de emergência, como assaltos, para que os comerciantes e seus funcionários saibam como reagir de maneira segura.

Análise do Plano de Segurança do Estabelecimento: Revisão dos planos de segurança existentes ou, se necessário, aconselhamento na elaboração de um plano de segurança eficaz.

Essas visitas são uma forma proativa de abordar questões de segurança, estabelecer parcerias entre a polícia e a comunidade empresarial e reduzir potenciais crimes.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.