Motopatrulhamento do CPRM é capacitado em "Conduta de Autoproteção em Duas Rodas"

IMG 1194Foto: VC Yasmin

A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC), iniciou, na manhã da última segunda-feira (08), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), a Capacitação “Conduta de Autoproteção em Duas Rodas”.

A qualificação, que contou com uma carga horária de 20 horas/aula, em princípio, foi direcionada ao efetivo do Motopatrulhamento do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), e teve a participação de 42 policiais militares.

De acordo com o 2º Tenente Carvalho, instrutor da capacitação, e militar efetivo do Batalhão Águia (28º BPM), “aprimorar as técnicas de maneabilidade da motocicleta é o foco, garantindo ao policial militar noções essenciais para o uso do veículo em situações que exijam uma resposta rápida, seja na execução do serviço ou mesmo durante a folga”.

IMG 1337Foto: VC Yasmin

Durante a capacitação, os participantes têm a oportunidade de aprender a operar a motocicleta com excelência em pistas de baixa velocidade, dominando o controle da embreagem e do tempo rotacional do motor, sem depender do uso da embreagem, além de aprimorar as técnicas de frenagem. Um aspecto importante abordado foi a adoção de uma postura ética, legal e técnica no uso da motocicleta, durante o serviço operacional e fora dele. 

IMG 1280Foto: VC Yasmin

Para o soldado Talyson, participante da instrução, “as técnicas de maneabilidade e frenagem são de suma importância para o nosso dia-a-dia, não só para o serviço, mas também para a nossa vida particular. Hoje nós estamos treinando o que de fato salva nossas vidas, que é a habilidade de frenagem, crucial num momento de emergência, que exige rapidez e reflexo na execução”.

IMG 1275Foto: VC Yasmin

A capacitação segue até a próxima quinta-feira (11), e a expectativa é que em breve novas turmas sejam iniciadas, evidenciando o cuidado que a Corporação tem com o bem estar e qualidade de vida do efetivo.

IMG 1330Foto: VC Yasmin


Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.