PM realiza Seminário para debater a violência nos estádios

WhatsApp Image 2024 01 16 at 09.31.37Divulgação: ASCOM PMPA

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), promove, nos dias 16 e 17 de janeiro, o 2º Seminário com Torcidas Organizadas. O evento, realizado na Sala de Imprensa do Estádio Olímpico Edgar Proença (Mangueirão), reuniu representantes de órgãos de segurança, diretores de clubes e representantes das torcidas organizadas.

A solenidade de abertura do Seminário foi presidida pelo Coronel Neves, Chefe do Departamento Geral de Operações da PM. Compuseram, ainda, a mesa de honra o Coronel Firmino, Comandante de Policiamento Especializado, o Tenente Coronel Afonso, Comandante do BPE, o Promotor de Justiça Alexandre Tourinho, do Senhor Braz Melo, representante do Consep, e do Major Mário, subcomandante do BPE.

WhatsApp Image 2024 01 16 at 09.24.48Divulgação: ASCOM PMPA

O encontro tem a finalidade de debater estratégias para reduzir os tipos de violência mais recorrentes nos estádios de futebol, por meio de orientação e conscientização das torcidas organizadas e do público em geral, definindo de forma clara as responsabilidades de cada um na promoção de um ambiente salutar e para a imagem positiva do esporte. Além disso, buscou evidenciar os prejuízos para os torcedores e para os clubes, que podem decorrer de condutas violentas e ilícitas.

Durante os dois dias de evento serão realizadas palestras referentes aos temas violência nos estádios, Importunação Sexual nos Estádios, Planejamento Operacional de Policiamento em Estádios, Planejamento da Escolta de Torcidas Organizadas, Cultura de Paz nos Estádios, As Consequências Positivas e Negativas das atuações das Torcidas Organizadas, Punições que os clubes podem sofrer em razão da atuação da torcidas organizadas, Punições para os torcedores, A violência nos estádios sob a ótica da imprensa e a Responsabilidade objetiva dos clubes de acordo com o entendimento dos tribunais superiores, entre outros. O promotor Alexandre Tourinho ministrou a palestra inicial, falando sobre a Lei Geral de Esportes.

IMG 2384Divulgação: ASCOM PMPA

O seminário com torcidas organizadas é uma iniciativa do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) destinado a reunir diversos órgãos públicos, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Superior Tribunal de Justiça Desportiva, representantes de clubes e de torcidas organizada para promover a cooperação entre todos os entes envolvidos nos espetáculos futebolísticos, para garantir o bem estar de todos.

WhatsApp Image 2024 01 16 at 17.24.55 2Divulgação: ASCOM PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.