PMPA avança na utilização de câmeras corporais

WhatsApp Image endjweodbeo787987987972024 01 18 at 18.14.48wqewqewqeFoto: PMPA

Diversos órgãos de Segurança Pública no Brasil estão investindo cada vez mais no uso de câmeras corporais. Há dois anos, o país contava com 5.995 desses equipamentos; hoje, esse número aumentou significativamente, alcançando aproximadamente 27.905, segundo levantamento das Secretarias Estaduais de Segurança Pública.

O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, destaca-se como pioneiro nesse avanço, sendo um dos sete Estados da federação que já utilizam as câmeras corporais, conforme apontado pelo Monitor da Violência do portal G1. A iniciativa amplia os recursos operacionais e assegura que os agentes possam desempenhar a missão nas ruas fundamentados nos princípios da legalidade e publicidade das ações, respaldando o agente e o cidadão.

As câmeras corporais, também conhecidas como Body Cam, são utilizadas individualmente pelos policiais durante o serviço operacional, permitindo a captura de imagens das abordagens realizadas. Os registros são monitorados, em tempo real, pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), garantindo a segurança de todos os envolvidos.

WhatsApp Image endjweodbeo787987987972024ww 01 18 at 18.14.48Foto: PMPA

O equipamento grava de forma initerrupta, em modo econômico e alta definição, podendo ser ativado remotamente pela central e acionado pelos policiais durante suas missões. O efetivo do Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) da PMPA já tem utilizado o instrumento diariamente no policiamento, enquanto que os Comandos de Policiamento da Capital II (CPC II) e da Região Metropolitana (CPRM) estão em fase final de implementação das câmeras, o que inclui a capacitação e a estruturação para a utilização do equipamento, visando, assim, fortalecer as ações de segurança durante rondas e abordagens policiais diárias. Para tanto os efetivos vêm sendo continuamente capacitados para operar os instrumentos inovadores.

WhatsApp Image 2024 01 18 at 16.33.15Divulgação: PMPA

CAPACITAÇÃO:

O qualificação têm como objetivos fundamentais garantir a proteção e legitimidade nas ações de policiamento e combate à criminalidade; promover a transparência, a correta aplicação da lei, e o uso proporcional da força e respeito aos direitos humanos; além de fortalecer a produção de provas para subsídio legal das instruções processuais, administrativas e criminais, e reforçar a confiança, credibilidade e imagem da Corporação PMPA, visando uma atuação eficiente em prol da sociedade paraense.

Durante a capacitação, os agentes são orientados sobre o uso do equipamento, incluindo a utilização, carregamento, especificações técnicas, e, sobretudo, a operacionalidade durante as ações policiais. Esse avanço tecnológico reforça o compromisso do Estado do Pará em servir e proteger de forma eficiente, incorporando as inovações necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos na área de segurança pública.

WhatsApp Image 2024 01 18 at 16.33.16Divulgação: PMPA