Importunação Sexual: Rompendo o Silêncio

WhatsApp Image 2024 01 25 at 15.05.09Foto: PMPA - BPE

A importunação sexual, de acordo com o art. 215-A do Código Penal brasileiro, refere-se à prática, sem a anuência, de ato libidinoso, com o fim de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. A pena para este crime é de 1 a 5 anos de reclusão, se da ação não resultar crime mais grave, como o estupro. Por ato libidinoso, entende-se a conduta com finalidade de satisfação de desejo sexual, como apalpar, tocar, masturbar-se ou ejacular em público, entre outros. Já a lascívia envolve a satisfação do prazer sexual, sem o respeito pela moralidade pública ou privada.

A legislação pertinente ao tema, Lei nº 13.718/2018, não aborda somente a importunação sexual, mas também outras modalidades de crimes sexuais, elencando, inclusive, causas de aumento de pena. Antes da tipificação, não havia enquadramento para a conduta de apalpar, por exemplo, e era uma prática recorrente em transportes públicos, estádios de futebol, espetáculos musicais, entre outros, onde a circulação intensa de pessoas facilitava que indivíduos mal-intencionados se aproveitassem do momento para forçar o contato indesejado.

É importante para a persecução penal que a vítima desse delito registre o competente Boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia, pois essa ação é essencial para permitir o processamento e punição dos infratores. A ação penal referente a este e outros crimes sexuais, com a mudança legislativa ocorrida em 2018 passou a ser pública incondicionada, o que permite que qualquer pessoa denuncie a ocorrência do delito. 

Dessa forma, como medida alternativa, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP) do Pará implementou uma ferramenta inovadora para combater a importunação sexual e outros crimes, qual seja a inteligência artificial Iara, que pode ser contatada, através de mensagens de texto/voz na mídia social “Whats App”, pelo número (91) 98115-9181. Ressalte-se que continuam ativos os números 190 e 181 para realização de denúncias.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.