Reunião para debater a viabilidade de implantação do Termo Circunstanciado de Ocorrência na PMPA

WhatsApp Image 2024 01 26 at 17.15.51 2Foto: PMPA

Ocorreu, na manhã desta sexta-feira (26), uma reunião para expor os resultados do estudo sobre a viabilidade da implantação do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) no âmbito da Polícia Militar do Pará. O encontro aconteceu na sala do Chefe do Estado-Maior Geral (EMG), coronel Ariel, sob a presidência do referido oficial, em Belém.

Entre os pontos abordados, falou-se que, no Brasil, 19 Estados já atribuíram aos policiais militares a lavratura do TCO. A questão  está pacificada pelos tribunais superiores, que consideram, de forma unânime, o policial militar como autoridade policial, nos termos da Lei nº 9.099/95 (Leis dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais). Somam-se a isso aspectos como celeridade, eficiência e efetividade do serviço da PM, que constitucionalmente tem a missão de preservação da ordem pública.

De acordo com o tenente coronel Adriano, da Consultoria Jurídica da Corporação e integrante da Comissão nomeada para realizar o estudo pertinente ao TCO, “A comissão foi responsável pelo estudo da implementação do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na Polícia Militar do Pará, que é uma ferramenta muito importante para que a PM possa dar mais efetividade na preservação da ordem pública, agindo alinhada ao posicionamento dos tribunais superiores como autoridade policial militar pacificadora de conflitos sociais.”

WhatsApp Image 2024 01 26 at 17.15.51 3Foto: PMPA

A Instituição tem buscado coadunar a atuação dos agentes com os preceitos constitucionais, notadamente o princípio da dignidade da pessoa humana. A satisfação do direito à segurança de forma plena abrange mais que ostensividade policial, de forma que a promoção de atendimento mais célere e eficaz ao cidadão, em consonância com o trabalho realizado pela polícia judiciária, resultará na concretização de direitos e garantias fundamentais.

WhatsApp Image 2024 01 26 at 17.15.51 1Foto: PMPA

Para o chefe do Estado-Maior Geral da PMPA, Coronel Ariel, o (TCO) será uma importante ferramenta no atendimento de ocorrências: “A Polícia Militar do Pará, sempre atenta ao cenário nacional, vem buscando constantemente a inovação e o aprimoramento dos atos que realiza. Atualmente, a utilização do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelas PM’s de todo o Brasil já é uma realidade. Portanto, esse estudo é fundamental para trazer o dinamismo e aprimoramento no atendimento da população. Estamos sempre preocupados em oferecer um melhor serviço à sociedade, sendo assim, essa ferramenta irá possibilitar que o atendimento seja mais rápido, no local da ocorrência, otimizando assim os recursos disponíveis. Isso fará com que as equipes não precisem, dependendo da ocorrência, deslocar até a delegacia para realizar os procedimentos, pois poderão realizar o TCO no próprio local”.

WhatsApp Image 2024 01 26 at 17.15.51Foto: PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.