PM celebra Dia da Policial Feminino do Estado do Pará

Design sem nome 5FOTO: PMPA

A Polícia Militar realizou, na manhã desta quinta-feira (01), uma solenidade militar para celebrar o Dia da Policial Feminino do Estado do Pará. A data também marca a passagem dos 42 anos do ingresso da mulher nos quadros da Corporação. A cerimônia ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém, e foi presidida pelo Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, e contou com a presença da deputada estadual Ana Cunha, parlamentar autora do projeto que institui o Dia da Policial Feminino no Pará.

Prestigiaram, ainda, o evento o Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ariel, o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Neves, o Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, Coronel Arthur Silva, o Chefe do Departamento Geral de Pessoal (DGP), Coronel Dias, o Chefe da Ajudância Geral (AJG), coronel Marcelo Mangas, além de praças e oficiais femininas que atuam nas unidades que compõem o QCG.

Design sem nome 6FOTO: PMPA

Como símbolo deste dia, as policiais integrantes da primeira turma de policiais femininos da PM abrilhantaram a solenidade, sendo que a Capitã Máurea compôs a o dispositivo de honra e concedeu breve fala sobre a importância da data. Durante a cerimônia, houve um momento ecumênico ministrado por um pastor e um diácono, além de homenagens com a entrega de rosas, a entoação de canções por policiais da Capelania da PM, bem como a declamação de uma poesia, confeccionada especialmente para a ocasião, pelo subtenente Freitas, do efetivo da Banda de Música da Corporação.

“Hoje estamos acostumados com a presença feminina, que permeia todas as modalidades de policiamento. Temos mulheres no policiamento ostensivo, no policiamento ambiental, na área da saúde, no setor administrativo da Corporação, entre outros. Esta data deve ser comemorada para agradecer a todas as mulheres da nossa Instituição, mas principalmente, as mulheres da primeira turma de policiais femininas, que enfrentaram todos os desafios impostos pela sociedade da época. Então, este momento é de agradecer e parabenizar as mulheres da PM pela passagem deste dia”, finalizou o Comandante-Geral da PM.

Histórico
A primeira turma de mulheres da Polícia Militar do Pará remonta ao início da década de 80, quando 50 cinquenta alunas soldado, quatro alunas sargentos e três alunas oficiais ingressaram na PM, por meio do Decreto 2.030, de 15 de dezembro de 1981, assinado pelo então Governador do Estado, Alacid da Silva Nunes.

A data de inclusão desta primeira turma serviu como base para o projeto de autoria da Deputada Estadual Ana Cunha, o qual foi aprovado e sancionado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará, fazendo emergir a Lei Ordinária nº. 7.576, de 14 de dezembro de 2011, que instituiu o dia 1º de fevereiro como o Dia da Policial Militar Feminino.

Em 2024, a PM comemora os 42 anos de ingresso da mulher nos quadros da Corporação. O atual quantitativo de efetivo feminino é de 1.419 policiais militares, o que corresponde a 9% do efetivo total de 15.775 agentes da ativa. Em 2023 mais um avanço foi conquistado, extinguindo-se o percentual de vagas para mulheres nos concursos públicos para a PM, promovendo a ampla concorrência.

Design sem nome 7FOTO: PMPA

“Essa data é muito importante para todas as paraenses, ela representa o dia em que as mulheres conseguiram vencer mais uma barreira e adentrar em um universo que, até então, era exclusivamente ocupado por homens. Fico muito feliz em ter proposto este projeto, que se tornou lei em 14 de dezembro de 2011, e hoje é reconhecido em todo o Estado. Hoje, gostaria de parabenizar todas as policiais femininos, que desempenham um papel de destaque tanto no âmbito administrativo quanto nas atividades operacionais da Instituição”, ressaltou a deputada estadual Ana Cunha.