Centro de Memória da PM recebe doação de armas de fogo históricas

IMG 6286Foto: VC Renan

Na tarde desta sexta-feira (02), aconteceu, na Sala de Reunião do Gabinete do Comando Geral, em Belém, uma cerimônia de “Doação de armas de fogo históricas”, com o intuito de enriquecer o acervo do Centro de Memória da Polícia Militar do Pará. O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, presidiu a solenidade.

IMG 6248Foto: VC Renan

As armas foram doadas por Valdemiro Aguiar Martins Gomes, colecionador de longa data. O acervo histórico possui um valor inestimável  para a preservação da memória, da evolução e compreensão da trajetória desses itens ao longo dos anos. Entre as peças, destacam-se espingardas, pistolas e revólveres, totalizando 34 unidades que incrementarão o acervo do Museu da corporação.

IMG 6109Foto: VC Renan

"Ao recebermos essas armas históricas, estamos também adquirindo um legado de coragem, dedicação e serviço à sociedade paraense", afirmou o comandante-geral durante seu discurso na cerimônia. Esta iniciativa não apenas enriquece nosso Museu, também fortalece o vínculo entre nossa corporação e a comunidade que servimos com dedicação e compromisso. É um testemunho do valor que atribuímos à preservação da história e da memória da Polícia Militar. A chegada dessa coleção tão significativa, gentilmente doada pelo Sr. Valdemiro Aguiar Martins Gomes, representa apenas o primeiro passo de uma jornada emocionante. Estamos confiantes de que essa coleção será o ponto de partida para atrair outras doações e expandir ainda mais nosso acervo, tornando nosso museu um destino imperdível para todos aqueles que desejam conhecer a rica história dos 205 anos da nossa corporação. É com profundo apreço que agradecemos à família do Sr. Valdemiro, representada aqui por suas netas Manuela e Gabriela, e pelo procurador Franciélcio Belúcio, por seu gesto generoso e por compartilhar conosco esse legado tão precioso”, afirmou o comandante-geral.

IMG 6267Foto: VC Renan

Para o chefe do Departamento Geral de Ensino e Cultura (DGEC), coronel Tabaranã, “faremos um levantamento histórico de cada peça que foi doada, para assim poder repassar o máximo de informações aos visitantes do Museu da Instituição. Dessa forma, estamos incrementando e aprimorando o nosso conteúdo, para assim proporcionar mais conhecimento a quem vem prestigiar a história da PMPA”, ressaltou.

De acordo com a Major Janete, diretora do Centro de Memória da PM, “A recepção deste acervo pela Polícia Militar representa muito mais do que simplesmente uma doação. É um testemunho vivo da ligação entre a nossa Instituição e a história do Brasil. Cada peça, cada arma, cada artefato, é um elo com o passado, um fragmento que nos permite compreender e contextualizar os eventos que moldaram não apenas a nossa corporação, mas toda a nação”, relatou.

Em agradecimento ao ato de honra à Instituição, o comandante-geral entregou à família do doador, uma moeda comemorativa, acompanhada de uma placa de agradecimento pela benfeitoria prestada à corporação.

IMG 6178Foto: VC Renan