BAC recebe kits de adestramento para cães de faro de explosivos

JOGO IMG 6 05 02 24 1FOTO: BAC

A Polícia Militar do Pará, por meio do Batalhão de Ações com Cães (BAC), recebeu um kit de adestramento para cães de faro de explosivos, a doação ocorreu através de uma parceria com a Indústria Brasileira de Material Bélico (IMBEL). O material, voltado para o treinamento e aperfeiçoamento do uso de cães farejadores em operações de faro de explosivos, foi entregue pelo Comandante da Base Aérea de Belém, após transporte realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A parceria visa fortalecer a capacidade operacional dos órgãos relacionados com a segurança pública nas esferas federal e estadual com o objetivo comum de fortalecer ainda mais as ações que visam garantir a segurança das autoridades e dos participantes de grandes eventos realizados no estado do Pará, entre eles a COP 30, prevista para ocorrer em novembro de 2025, em Belém.

JOGO IMG 6 05 02 24 2FOTO: BAC

Com a chegada dos kits de adestramento para cães de faro de explosivos, o BAC consegue ampliar sua capacidade de atuação em situações específicas, onde se faz necessário o emprego de cães farejadores em grandes eventos regionais, estaduais e em eventos internacionais de grande porte como a COP 30.

O investimento e as parcerias que resultam na capacitação continuada da tropa, incluindo os cães de faro em conjunto com a continuidade das operações integradas, entre instituições públicas e privadas representa um importante legado para a sociedade paraense, que pode contar com ferramentas de policiamento cada vez mais eficientes, em operações sensíveis e complexas, como as varreduras antibombas. Inclusive, aplicando a varredura de explosivos com uso de cães em outros eventos, como já acontece nas operações em praças desportivas.

JOGO IMG 6 05 02 24 3FOTO: BAC