Operação Curupira completa um ano com resultados positivos

JOGO IMG 2ª CIME 05 02 24 FOTO: ASCOM PM

Foi realizada, na noite da última quinta-feira (8), a cerimônia em comemoração ao um ano de criação da Operação Curupira, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém.

A solenidade contou com a presença do Governador do Estado Helder Barbalho, da vice-governadora Hana, do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social Ualame Fialho Machado, do Comandante-Geral da PMPA Coronel Dilson Júnior, do Delegado Geral da Polícia Civil Walter Rezende; além do Diretor Geral da Polícia Científica Celso Mascarenhas, do Titular da Semas Mauro O’ de Almeida, do Comandante-Geral do CBMPA Coronel Benjó e outras autoridades civis e militares.

Durante o ato, foram apresentados os principais resultados da Operação, fruto de Decreto sancionado pelo governador Helder Barbalho, em 2023, e que recentemente foi renovado por mais 180 dias.

A operação determinou Emergência Ambiental nos municípios de Altamira, Anapu, São Félix do Xingu, Pacajá, Novo Progresso, Itaituba, Portel, Senador José Porfírio, Novo Repartimento, Uruará, Rurópolis, Placas, Trairão, Jacareacanga e Medicilândia, áreas mais críticas em relação ao desmatamento. A ação também instalou três bases fixas de atuação em São Félix do Xingu, Uruará e Novo Progresso.

“Neste momento, nós estamos fazendo um balanço da Operação Curupira, estratégia transversal do governo que envolve os órgãos ambientais e os órgãos de segurança, para que possamos combater as ilegalidades ambientais e reduzir o desmatamento. Passado um ano, hoje se faz oportuno o balanço desta operação, deste conjunto de iniciativas que trouxe resultados profundamente importantes e que culminaram com a redução do desmatamento no nosso Estado”, disse o governador.

JOGO IMG 2ª CIME 05 02 24 1FOTO: ASCOM PM

Na ocasião, também foi realizada a assinatura da ordem de serviço para a formação de um grupo de trabalho, visando coordenar o curso de capacitação de servidores do sistema de segurança, a fim de habilitá-los para a lavratura correta dos procedimentos previstos na Lei Estadual n°. 9.575, de 11 de maio de 2022, que versa sobre o processo administrativo ambiental para apuração das condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, além dos decretos estaduais que regulamentam a lei.

Também durante o ato, o Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, foi agraciado com um certificado, entregue pelo governador do Estado, em homenagem e reconhecimento dos relevantes serviços prestados por todos os policiais militares que participaram, direta ou indiretamente, da Operação Curupira

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.