PM celebra formatura de alunos do Programa PMZITO em Soure

Design sem nome 38FOTO: PMPA

Neste sábado (17), na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), foi realizada a cerimônia de formatura dos alunos do Programa PMZITO na cidade de Soure. O evento foi marcado pela presença de autoridades e figuras públicas da cidade, incluindo o Prefeito da cidade de Soure, Carlos Augusto de Lima Gouvêa, a Secretária da Educação; Sra. Rita Guimarães, a Secretária de Assistência e Promoção Social, Sra. Clara Lobato; o Secretário de Administração, Sr. João Henrique, e o Pastor presidente da Assembleia de Deus, Sr. Adalberto Nauar.

Design sem nome 39FOTO: PMPA

O Comando de Policiamento Regional XI, por meio do 8º Batalhão de Polícia Militar, em acordo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Soure e demais colaboradores, implantou o PMZITO no ano de 2023, atendendo crianças e adolescentes da cidade e dos bairros ao redor da sede do 8º BPM e da Vila do Pesqueiro.

O PMZITO funcionou em cinco pelotões, sendo quatro na sede do 8º BPM (Alfa, Bravo, Charlie e Delta) com 25 alunos cada, e um pelotão na Vila do Pesqueiro com 30 alunos, totalizando 130 alunos matriculados. Destes, 108 concluíram o programa com sucesso, alcançando a formação.

A cerimônia foi presidida pela comandante do 8° BPM - Batalhão Marajó, Tenente Coronel QOPM Christine de Oliveira Pinheiro, e teve como objetivo celebrar a formatura dos 108 alunos que concluíram o projeto, ressaltando o compromisso da Polícia Militar do Pará com a educação e a formação cidadã das crianças e adolescentes da região.

Sobre o PMZITO:

O objetivo do projeto é contribuir com a formação cidadã de crianças e adolescentes por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes provenientes das doutrinas dos Direitos Humanos e da filosofia de Polícia Comunitária é fundamental para promover uma sociedade mais justa, inclusiva e pacífica. Essa abordagem educacional não apenas ensina sobre os direitos fundamentais de todos os seres humanos, mas também enfatiza a importância da participação ativa na comunidade e no desenvolvimento de relações baseadas na solidariedade e no respeito mútuo. Ao internalizar esses valores desde cedo, as crianças e adolescentes se tornam agentes de transformação, contribuindo para a construção de um mundo mais humano e igualitário.

O programa PMZITO propõe um currículo mínimo com diversos temas a serem abordados, podendo incluir outros pertinentes de acordo com o público-alvo, faixa etária, contexto local e objetivos do programa, entre eles: Educação sobre os Direitos Humanos; Desenvolvimento de valores disciplinares, cívicos, éticos e morais; Estímulo ao exercício da cidadania; Orientação para prevenção ao uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas; Promoção de hábitos saudáveis de higiene pessoal e coletiva; Educação alimentar saudável; Noções básicas de primeiros socorros e combate a incêndios; Prevenção de acidentes domésticos; Educação para o trânsito; Conscientização ambiental; Treinamento em ordem unida para organização de deslocamentos e participação em desfiles e eventos similares.

Design sem nome 40FOTO: PMPA