Governo realiza lançamento dos Novos Totens de Segurança Pública

WhatsApp Image 2024 02 21 at 15.46.04 3FOTO: SD RENATA

Ocorreu, na manhã desta quarta-feira (21), na Praça Princesa Isabel, em Belém, o ato de inauguração dos novos totens de segurança pública. Na ocasião, o Comandante-Geral da PMPA, coronel Dilson Júnior, representou a Corporação.

Ao todo, 50 equipamentos foram distribuídos nas cidades de Belém, Ananindeua (Região Metropolitana), Altamira, Marabá e Santarém. A iniciativa integra o projeto "Cidades Inteligentes", fortalecendo a parceria com os municípios, com o objetivo de potencializar as ações preventivas de segurança pública, por meio do uso intensivo de tecnologia, incluindo recursos de inteligência artificial. Os Totens estão instalados em pontos estratégicos das cidades contempladas, conjugando os critérios de maior visibilidade e circulação pública, para garantir mais agilidade nos chamados das ocorrências de urgência e emergência, além de facilitar a circulação de informações estratégicas para a área onde o equipamento está instalado.

WhatsApp Image 2024 02 21 at 15.46.04 2FOTO: SD RENATA

Os equipamentos estão distribuídos da seguinte forma: 14 totens em Belém, 12 em Ananindeua, e mais 24 entre os municípios de Marabá, Altamira e Santarém, totalizando o investimento de R$9.399.456,00 por ano com a prestação de serviços. A nova ferramenta trabalha a visibilidade como recurso preventivo de segurança pública em pontos estratégicos, previamente selecionados, atendendo a necessidade da região. Ele pode, ainda, emitir alertas sonoros em situações emergenciais, permitindo à população contato direto com o Centro de Operações da Segup (Ciop), além de permitir o reconhecimento facial e de placas de veículos.

WhatsApp Image 2024 02 21 at 15.46.04 1FOTO: SD RENATA

Para o governador, Helder Barbalho, os novos totens serão uma ferramenta de suma importância no combate à criminalidade em todo o Estado. "A tecnologia é fundamental para que nós possamos ter eficácia e capacidade de enfrentar a criminalidade e, claro, aproximar os órgãos de segurança e as estratégias de segurança da população. Estes totens têm o poder de potencializar, através de câmeras de monitoramento, a garantia de segurança nos territórios, mas também com inteligência artificial, fazer leitura facial e identificar um eventual delinquente que possa estar passando e que possa gerar a informação para capturá-lo, da mesma forma, também, com as placas dos veículos."

WhatsApp Image 2024 02 21 at 15.46.04FOTO: SD RENATA

Para o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, essa facilidade da interação e aproximação da população com a segurança e do canal direto com o Centro Integrado de Operações da Segup (CIOP), além das funcionalidades dos Totens para auxiliar as equipes policiais no âmbito da investigação, é muito importante para todos. "A integração e a tecnologia é sempre um viés da segurança pública do Pará. Desta forma, estamos entregando 50 totens de segurança pública com vários tipos de inteligências embarcadas: reconhecimento facial, reconhecimento de placa veicular, possibilidade do cidadão poder acionar o Ciop diretamente desse totem, além de mensagens de voz que também podem ser emitidas para orientação, e estamos instalando o equipamento por todo o Pará. Mais cinco municípios, em princípio, receberão a ferramenta: Belém, Ananindeua, Altamira, Santarém e Marabá. Em uma segunda fase, outros municípios também contarão com a presença dele. Trata-se de um equipamento fantástico que poderá ajudar ainda mais a segurança pública do Pará, tanto nas ocorrências de urgência e emergência, quanto nas investigações policiais", ressaltou o titular da Segup.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.