CPE realiza reunião de alinhamento para a criação do Batalhão de Polícia Rural de Altamira

WhatsApp Image 2024 02 29 at 11.52.16FOTO: PMPA

O Comando de Policiamento Especializado realizou, na manhã da última terça-feira (27), no Sindicato Rural de Altamira, uma reunião com para abordar a viabilidade da criação do Batalhão de Polícia Rural no município de Altamira. O encontro teve como objetivo principal analisar o atual panorama da região e elaborar um relatório situacional, que embasará futuras ações voltadas à segurança pública no meio rural.

Entre os assuntos abordados, destacaram-se as demandas específicas da comunidade rural em relação à segurança, bem como a apresentação dos trabalhos e das ações desenvolvidas por outros batalhões rurais em diferentes localidades. Além disso, ocorreu uma visita técnica para identificar a área adequada para a construção da futura unidade especializada.

WhatsApp Image 2024 02 29 at 11.52.16 1FOTO: PMPA

O evento teve a presença do Comandante de Policiamento Especializado (CPE), Coronel Firmino, do Comandante do 2° Batalhão de Polícia Rural, Tenente Coronel Guimarães, e do Comandante de Policiamento Regional (CPR VIII), Coronel Barros. Autoridades do poder executivo municipal de Altamira também estiveram na reunião, além de representantes do sindicato rural do município, tendo à frente a presidente Maria Augusta, e membros dos produtores rurais dos municípios circunvizinhos.

A reunião e visita técnica representaram um passo significativo rumo à implementação de medidas efetivas para garantir a segurança das áreas rurais de Altamira e região, demonstrando o compromisso das autoridades e da comunidade em promover um ambiente mais seguro e protegido para todos os envolvidos.

O Batalhão Rural atua em casos de furtos e roubos praticados nas rodovias e estradas vicinais que ligam os municípios, e os praticados contra as propriedades rurais, incluindo roubo de maquinário agrícola, e ainda no combate ao roubo de semoventes (bens que possuem movimentação própria).

A unidade é responsável também por mapear todas as propriedades rurais, a fim de agir de forma preventiva, a partir da localização exata (latitude e longitude) das propriedades rurais, e com isso diminuir o tempo de resposta às demandas, mas principalmente reverter a lógica da atuação reativa, após o crime. Atualmente, 47 municípios integram a circunscrição do 2º Batalhão de Polícia Rural, que iniciou o trabalho ainda no 12º Batalhão de Polícia Militar.

WhatsApp Image 2024 02 29 at 11.52.17FOTO: PMPA