PM realiza solenidade de abertura do XIII Curso de Ações de Choque 2024

IMG 8012Foto: CB J. Dias

Na manhã desta sexta-feira (01), a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), promoveu a solenidade de abertura do XIII Curso de Ações de Choque 2024. A aula inaugural foi realizada no auditório do Quartel do Comando Geral (QCQ), situado no bairro Parque Guajará, em Belém.

Coordenado pelo BPChoque, a capacitação tem como objetivo principal qualificar os militares quanto ao domínio das técnicas de polícia de choque, visando o desenvolvimento de competências, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a atuação da referida Unidade.

Os instruendos serão preparados para atuar como elementos de assessoramento e controle em uma variedade de situações que exijam o emprego da tropa, por meio de técnicas e tecnologias modernas voltadas para o controle de multidões, gestão de grandes eventos, ações possessórias em ambientes urbanos ou rurais e patrulhamento tático.

Com duração prevista de 55 dias e carga horária total de 460 horas-aula, o curso contará com a participação de 59 alunos, sendo 11 policiais militares da capital e 48 provenientes do interior. As atividades incluirão instruções teóricas, simulações práticas, estágio operacional e uma viagem de estudo para o Distrito Federal.

IMG 7978Foto: CB J. Dias

Para o Tenente Coronel Euller, Comandante do BPChoque, o curso vai capacitar os agentes para atuar em eventos que exigem uma abordagem diferenciada por parte da PM. “Esse curso visa transformar a atuação das forças de segurança diante das mais diversas situações. Reconhecemos a necessidade de abordagens diferenciadas em diversos eventos. A tropa precisa estar preparada com técnicas eficazes. Atualmente, o Estado passa por mudanças estruturais significativas, refletindo diretamente na segurança, a fim de receber um evento sem precedentes, a COP 30. O curso busca aprimorar nossas habilidades e conhecimentos, garantindo respostas legais e aceitáveis para a comunidade”.

O oficial aponta que as pessoas que fazem, por exemplo, manifestações com interdição de vias não são infratores da lei, mas cidadãos de bem que pleiteam melhorias. Lidar com esse público exige a adoção de abordagens diferenciadas, considerando que a PM é promotora e defensora de direitos humanos.

IMG 7994Foto: CB J. Dias

“Estamos prestes a iniciar mais um Curso de Ações de Choque, parte essencial de nossos esforços de capacitação para atender às demandas da Instituição. Lembramos que, além da logística e da modernização, é o elemento humano que impulsiona nossas operações. Portanto, é crucial estarem plenamente preparados. Este curso desafiador exige dedicação, mas também oferece oportunidades de aprimoramento. A coordenação está aqui para orientá-los e garantir que absorvam o conhecimento necessário”, destacou o Coronel Neves, Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO).

IMG 7947Foto: CB J. Dias

IMG 7902Foto: CB J. Dias

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.