Fevereiro computa menor índice de CVLI desde janeiro de 2010

O mês de fevereiro de 2024 apresentou a maior redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s) no Estado do Pará. Os dados, que consideram a série histórica registrada a partir do ano de 2010, foram divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), e refletem o êxito das ações ostensivas e preventivas da Polícia Militar, em conjunto com os demais órgãos de segurança pública.

Em relação à PMPA, o Departamento Geral de Operações (DGO) é a unidade responsável pelo planejamento, supervisão, coordenação e controle das grandes operações de policiamento executadas pela Instituição, como o Círio de Nazaré, Veraneio, reintegrações de posse, entre outros eventos que impactam o cenário da segurança pública no Estado.

“A PM tem intensificado as operações, tanto as integradas com outros órgãos da Segup, como as ações pontuais da Polícia Militar, como a “Fechando o cerco” e a ação mais recente “Tolerância Zero", que foi realizada em todo o Estado, de acordo com a mancha criminal. Isso representou prevenção e ostensividade na capital e no inteior do Estado”, frisou o Coronel Neves, Chefe do DGO.

Além disso, as unidades de policiamento ordinário foram reforçadas com o emprego de equipes do Comando de Missões Especiais (CME), em decorrência da estruturação das Unidades existentes e criação de outras. Ocorrências como roubo à agências bancárias exigem intervenção especializada e rápida, e a expansão do CME para o interior fortalece a atuação, sendo estratégia planejada pela Corporação.

Em 2018 o Estado registrou 4 mil homicídios. Havia defasagem de material estrutural e humano. Os investimentos realizados na capacitação dos agentes, em equipamentos, armamentos, veículos e na estrutura das unidades da Corporação permitiram a aquisição de material mais adequado, como é o caso das novas viaturas, que preparadas para enfrentar as adversidades  dos terrenos da Região Metropolitana e interior, sempre considerando a geografia e necessidades locais. Além disso, prédios para funcionamento das Unidades policiais foram construídos ou reformados para assegurar mais dignidade aos policiais.

 

"Esse mês conseguimos, mais uma vez, alcançar o melhor índice de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais, sendo o melhor resultado de toda a série histórica. Frise-se que nao foi o melhor fevereiro, considerando a contagem desde 2010, mas o melhor mês entre todos desde que os registro começaram a serem feitos. Gostaria de parabenizar a todos os policiais militares que contribuíram para que o Estado pudesse oferecer mais segurança para os cidadãos paraenses. Vamos continuar trabalhando para prestar um serviço de excelência, que contribua para que a cada mês o Pará consiga reduzir os índices de CVLI ainda mais”, finalizou o Coronel Dilson Júnior, Comandante-Geral da PM.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.