PM realiza a maior apreensão de pirarucu do ano, em Castanhal

Equipes do 5° Batalhão (5° BPM), unidade que integra o Comando de Policiamento Regional III, com sede em Castanhal, apreenderam quase oito toneladas de pirarucu em Inhangapi, região nordeste do Estado. A ação policial ocorreu na vila de Pernambuco, zona rural do município, e culminou na prisão de três homens por crime ambiental e o quarto por tentativa de suborno.

A apreensão do pescado que corre risco de extinção, ocorreu na noite do último dia 12 e foi considerada a maior neste ano.

Denúncias anônimas levaram uma equipe da unidade até uma embarcação que estava atracada no Porto do Firmino. Três homens, sendo um deles, condutor do transporte e outros dois tripulantes, estavam no local no momento da chegada da PM.

Sem esboçar reação, os suspeitos confessaram que estavam aguardando a chegada de uma caçamba para transportar uma grande quantidade de pirarucu, que estava armazenado dentro do barco.

Os policiais deram ordem de prisão aos três homens e ainda conseguiram identificar o receptor do produto na manhã do dia seguinte. Ao saber que seria levado para a delegacia, o suspeito prometeu que conseguiria "arrumar uma boa quantia em dinheiro", mas também recebeu voz de prisão, por tentativa de suborno.

Durante toda a madrugada e manhã do dia 13, os policiais militares acompanharam o transporte do pescado, que foi realizado em um caminhão de grande porte até a Delegacia de Polícia Civil de Castanhal onde o caso foi concluído durante a tarde, foram quase 20 horas de espera até o encerramento de todo o procedimento administrativo.

Ao todo, 7. 820Kg de pirarucu foram apreendidos. O esforço dos três militares que participaram da ação foi reconhecido pelo comandante do CPR III, coronel Raimundo França.

Combate aos crimes ambientais - A Polícia Militar alerta para os graves riscos que crimes como esse podem gerar ao meio ambiente. O pescado é uma das principais espécies comerciais e corre risco de extinção devido à pesca predatória praticada ao longo das últimas décadas.

Por isso, além das ações ostensivas e preventivas realizadas diuturnamente pelas unidades em cada área, a PM intensifica a fiscalização de crimes ambientais, por meio da Companhia Independente de Polícia Fluvial (Cipflu) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), unidades que integram o Comando de Policiamento Ambiental (CPA) e que atuam nos rios e florestas da região metropolitana e interior do Estado.

 

WhatsApp Image 2020 08 22 at 17.27.075° BPMWhatsApp Image 2020 08 22 at 17.27.07 15° BPM

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.