PM realiza homenagens no Dia Internacional da Mulher

WhatsApp Image 2024 03 08 at 15.18.10Foto: SD Renata

7c57630e 9618 4f80 ae01 3095d77cdeaeFoto: SD Renata

Na manhã desta sexta-feira (8), a Polícia Militar do Pará realizou uma parada militar em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia ocorreu simultaneamente em todos os quartéis da corporação e teve como objetivo reconhecer e valorizar o papel da mulher na instituição de segurança pública e em toda a sociedade.

Na sede do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Belém, as homenagens se dividiram em vários momentos. No primeiro deles, a Tenente Coronel Lindiany, realizou a apresentação da tropa para o Chefe do Estado-Maior Geral da PMPA, Coronel Ariel.

Após a apresentação, houve um momento de reflexão espiritual, realizado pelo Sargento Riz, da capelania da PM. Após o ato, os oficiais superiores masculinos realizaram a entrega de rosas e algumas singelas lembranças para todas as policiais militares, voluntárias civis e autoridades femininas presentes.

WhatsApp Image 2024 03 08 at 15.18.11 1Foto: SD Renata

Em seu discurso, o Chefe do Estado-Maior Geral da PMPA, Coronel Ariel falou da importância do papel feminino na instituição, “A mulher vem consolidando cada vez mais sua participação nos diversos quadros dos Oficiais e Praças da Polícia Militar, contribuindo, sobremaneira, para cumprimento das atribuições, com eficiência e eficácia, e corroborando a sua importância das mais variadas maneiras ao longo da história. Este singelo momento de comemoração militar busca agradecer às nossas esposas, filhas, mães e todas as mulheres que fazem parte da Instituição (oficiais, praças, assessoras técnicas, voluntárias civis e demais colaboradoras) pela dedicação, determinação e apoio ímpares, que prestam à sociedade paraense. A Polícia Militar sente orgulho por enaltecer o trabalho de servir a comunidade a partir das valorosas mulheres que junto com toda a tropa tornam nossa instituição mais profissional, humana, democrática e empenhada em prestar o serviço público de qualidade à população paraense. Nosso muito obrigado aos nossos valentes militares que constroem o cotidiano da segurança no Pará! Parabéns pelo processo histórico de lutas e conquistas! Avante PMPA!”

WhatsApp Image 2024 03 08 at 15.18.08Foto: SD Renata

Para a Tenente-Coronel Lindiany, a mulher vem ganhando a cada dia um maior destaque na corporação, “Primeiramente, agradeço a oportunidade e a relevância de estarem valorizando a presença da mulher na corporação. Isso é um incentivo para que, as atuais e futuras policiais militares, entendam que a corporação está abraçando não somente os homens, mas também o efetivo feminino. Efetivo esse que tem se empenhado em prol da corporação e da comunidade, para que esses índices de criminalidade sigam diminuindo. Que possamos sempre fazer o melhor, não somente para a QCG, mas para a nossa família também.”

64ab698d cfb6 4574 a9d0 d4d5a2af73fdFoto: SD Renata

Para a Sargento Alessandra, a responsabilidade de ser militar, esposa e mãe não é um trabalho fácil, porém, é um trabalho nobre, “Além de carregarmos todas as atribuições por ser mulher, filha, mãe e esposa, na PMPA temos há responsabilidade, disciplina, amor e dedicação ao que fazemos, isso que nos move.”

Após a parada militar, as mulheres presentes foram convidadas pelo Chefe do Estado-Maior para desfrutarem de um coffee break e participarem de sorteios de brindes no Deck do QCG, encerrando o evento em um clima de confraternização e apreço mútuo.

WhatsApp Image 2024 03 08 at 15.18.10 3Foto: SD Renata

WhatsApp Image 2024 03 08 at 15.18.10 1Foto: SD Renata