PM realiza solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS) - 2024

WhatsApp Image 2024 03 11 at 14.18.37 4Foto: J. Dias - CB PM - ASCOM

A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC) e do Centro de Formação de Praças (CFAP), realizou na manhã desta segunda-feira (11) a solenidade de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS) - 2024, turma “1º Tenente QOAPM Juliano da Silva Lima. O evento, presidido pelo Comandante-Geral da instituição, coronel Dilson Júnior, ocorreu no pátio de formatura do CFAP, no bairro do Souza, em Belém.

A solenidade também contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Ariel, do chefe do DEGEC, coronel Márcio Tabaranã, o comandante do CFAP, tenente-coronel Alan Rayol, o tenente-coronel Glauco de Medeiros, comandante da Academia de Polícia Militar “Coronel Fontoura” (APM), além de outros oficiais, praças e familiares dos formandos.

WhatsApp Image 2024 03 11 at 14.18.37 3Foto: J. Dias - CB PM - ASCOM

O curso, iniciado no dia 04 de dezembro de 2023, contou com uma matriz curricular contendo dezesseis disciplinas presenciais e dez disciplinas complementares, distribuídas em palestras via ambiente virtual de aprendizagem, totalizando uma carga horária de quatrocentas e trinta e seis horas-aulas, de acordo com as normas de avaliação vigentes.

Durante a cerimônia, houve também a condecoração da medalha “General Ferreira Coelho”, para o 2º Sargento PM Albérico Teixeira de Aguiar, pela dedicação aos estudos durante o curso, sendo classificado como 1º colocado. Após a entrega da honraria, a guarda de honra, juntamente com o grupamento de formandos, desfilaram em continência ao comandante-geral, finalizando a cerimônia.

Captura de tela 2024 03 11 150302Foto: VC Yasmin Silva

O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos demonstra a preocupação da instituição com a formação continuada e preparo da tropa para lidar com as situações do dia a dia de serviço e consiste num degrau essencial que habilita o policial militar às demais promoções de sua carreira. Além disso, o objetivo principal do curso foi promover o aperfeiçoamento dos conhecimentos profissionais comuns e específicos inerentes à atuação policial militar. Ao todo, 62 sargentos alcançaram a conquista da formação, onde os tornaram aptos às futuras graduações inerentes à vida militar.

WhatsApp Image 2024 03 11 at 14.18.37 1Foto: Yasmin - VC PM - ASCOM

Para o Comandante-geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, o Curso de Aperfeiçoamento de Sargento é indispensável para os militares da instituição, “Três meses que se passaram para que nós pudéssemos chegar neste dia tão especial, a equipe de instrutores trabalhou com afinco diuturnamente para bem aperfeiçoar os nossos sargentos que agora irão retornar para as suas unidades. Sabemos que o dia a dia de uma coordenação de um curso não é fácil, exige muita dedicação, mas com certeza o sentimento do dever cumprido é a recompensa que o instrutor tem quando vê uma turma se formando, uma turma finalizando mais uma etapa fundamental da carreira. Não é só mais um curso, é um curso que possibilita aos nossos praças a ascensão funcional tão sonhada. Os nossos segundo sargentos agora estão aptos a promoção a primeiro sargento. Muitos irão concorrer já agora, em abril, a esta promoção e esse curso que ora é disponibilizado pela corporação é uma condição sine qua non para que nossas praças possam galgar a tão sonhada promoção. Esse curso também teve um diferencial, é a primeira vez que ocorre um longo processo de instruções presenciais aqui no CFAP, então é um (CAS) diferenciado dos demais anteriormente aqui realizados. sintam-se privilegiados em terem participado, sabemos o quanto é difícil a rotina do curso e aproveito nesse momento para parabenizar e agradecer a todos vocês e aos seus familiares, que foram cruciais para que esse sonho pudesse se tornar realidade.”

WhatsApp Image 2024 03 11 at 14.18.37 2Foto: Yasmin - VC PM - ASCOM