Pará é destaque na redução de homicídios

Foi divulgado o número geral de homicídios ocorridos no brasil em 2023. Segundo o levantamento realizado Monitor da Violência, que é uma parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Portal de notícias G1, com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, o número de homicídios no país apresentou uma redução de 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com os dados, o Brasil registrou 19,7 mil homicídios nos seis primeiros meses de 2023, o que representa uma queda de 3,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Estado do Pará, junto com a Bahia e São Paulo, foi uma das unidades da Federação que tiveram maior peso na redução do número total de homicídios no período analisado. Foram 327 mortes a menos registradas no Estado, correspondendo a 20% do total de 1.648 vidas poupadas no Brasil, considerando o mesmo período de 2022.

Captura de tela 2024 03 12 180222Divulgação: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Esses resultados refletem a efetividade das políticas implementadas pelo governo do Estado na área da segurança pública. Como órgão integrante do sistema de segurança pública do Pará, a Polícia Militar realiza, em todo o Estado, ações de policiamento ostensivo e repressivo, além de também atuar com estratégias de cunho social, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e a Supervisão Militar Educacional (Sume).

Outros fatores importantes para esta redução foram as diversas operações realizadas pela PM, com o objetivo de coibir as práticas criminosas em todas as regiões do Pará, como por exemplo a “Polícia Mais Forte”, “Fechando o Cerco” e Operação “Madrugada da Paz”. Somam-se a isso operações integradas com outros órgãos que compõem o sistema de segurança pública paraense. Também contribuíram, ao longo desse período, o aumento do efetivo, aquisição de novas viaturas e novos armamentos e equipamentos.

Investimentos em infraestrutura, como a construção e reforma de diversos batalhões, a valorização e a capacitação dos policiais militares, conforme a atual política de ensino da PMPA, possibilitam que a Instituição consiga atuar de forma mais contundente contra a criminalidade e com isso contribuir para que o Estado continue apresentando reduções tanto nos índices de homicídios quanto em relação a outros crimes violentos.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.