CPR II recebe novas viaturas e totens de monitoramento

VIATURAS 16 03 24Foto: ASCOM PMPA

Ocorreu, na manhã deste sábado (16), o ato de entrega de 84 novas viaturas para a Polícia Militar. Os novos veículos serão usados pelas unidades policiais pertencentes aos Comando de Policiamento Regional II (CPR II). O evento foi realizado na praça Duque de Caxias, no município de Marabá.

Além do governador, o ato também contou com a presença do Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior, do coronel Neves, Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), do coronel Dayvid Sarah, comandante do CPR II, do prefeito do município de Marabá, Tião Miranda, além de outras autoridades civis e militares da região.

Os 84 novos veículos entregues para a Polícia Militar serão distribuídos entre os municípios de Marabá, Bom Jesus do Tocantins, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, Piçarra, Itupiranga, Nova Ipixuna, Abel Figueiredo e Rondon do Pará. Os carros, dos modelos Hilux e Duster, atenderão o Comando de Policiamento Regional II (CPR II), o 1º Batalhão de Missões Especiais (1º BME), o 1º Batalhão de Polícia Rural (1º BPR) e a Comissão de Corregedoria do CPR II.

VIATURAS PMPA 16 03 24Foto: ASCOM PMPA

As novas viaturas foram entregues em substituição à frota antiga, garantindo mais efetividade às ações de segurança pública na região e melhores condições de trabalho aos policiais militares. O objetivo do atual contrato de locação é a substituição total da frota em todo o Estado.

Para o coronel Dilson Junior a entrega dos veículos vai possibilitar que as unidades da região possam reforçar as ações de policiamento na área. “Com a renovação da frota a PM vai poder reforçar as ações preventivas em todos os municípios que foram contemplados. As novas viaturas estão preparadas para atuar tanto na área urbana quanto nas zonas rurais, além disso, também foram entregues veículos para atuar em ações especializadas como o policiamento tático e a patrulha Maria da Penha”, ressaltou o Comandante-Geral da PM.

VIATURAS 16 03 2024Foto: ASCOM PMPA

Totens de monitoramento

Durante a solenidade, houve também a entrega dos Totens de videomonitoramento da segurança pública. Ao todo, foram oito equipamentos distribuídos na cidade de Marabá. A iniciativa integra o projeto "Cidades Inteligentes", fortalecendo a parceria com os municípios, com o principal objetivo de potencializar as ações preventivas de segurança pública, com o uso intensivo de tecnologia, incluindo recursos de inteligência artificial.

Os Totens estão instalados na orla e em outros pontos estratégicos da cidade, escolhidos pelos critérios de visibilidade e circulação pública, para garantir mais agilidade nos chamados das ocorrências de urgência e emergência, além de facilitar a circulação de informações estratégicas para a área onde o equipamento está instalado.

"Aliado às novas viaturas, também estamos realizando a entrega de oito totens de monitoramento que fazem parte das novas ações de combate a criminalidade implementadas pelo governo do Estado, por meio do programa “Cidades Inteligentes”, que usa a tecnologias que além de agilizar o atendimento de ocorrências de também estão equipadas para identificar foragidos da justiça e veículos com registro de furto e roubo”, destacou o Governador do Estado na fala dele.

ENTREGA DE VIATURAS16 03 24Foto: ASCOM PMPA

ENTREGA DE VIATURAS 16 03 2024Foto: ASCOM PMPA