Batalhão de Polícia Turística garante segurança de visitantes em Belém

WhatsApp Image 2024 03 18 at 17.06.24Foto: PMPA

Com a proximidade da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a cidade de Belém tem atraído a visita de turistas de diversas partes do mundo.

Uma dessas visitas ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), onde aproximadamente três mil turistas, oriundos da Europa, Estados Unidos e Canadá, visitaram a capital do estado, tendo como roteiro a Estação das Docas, Mercado do Ver-o-Peso, Forte do Presépio, Basílica Santuário de Nazaré e Museu Emílio Goeldi.

Com isso, visando garantir que esses visitantes desfrutem de sua estadia com tranquilidade e segurança, a Polícia Militar do Pará, por meio do Batalhão de Polícia Turística (BPTur), reforçou o policiamento em todos os pontos turísticos da cidade.

Composta por policiais treinados especificamente para lidar com questões relacionadas ao turismo, essa unidade especializada se dedica a assegurar que os visitantes se sintam bem-vindos e protegidos durante sua estadia em Belém. Desde a chegada do navio, no Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, até os pontos turísticos mais populares, esses policiais estão presentes para oferecer suporte e assistência quando necessário.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 17.06.24 2Foto: PMPA

Para o 2º Sargento Noronha, do (BPTur), o batalhão está preparado para receber turistas do mundo todo, “O Batalhão de Polícia Turística tem como missão primordial proporcionar segurança, informação e conforto aos turistas, e isso é parte intrínseca da nossa unidade. Com a chegada destes três mil turistas à nossa cidade, estamos desde cedo, assegurando a tranquilidade dos viajantes internacionais. Também já estamos nos preparando para a (COP 30), onde a PMPA, por meio do governo do Estado, vem oferecendo cursos de idiomas, incluindo inglês, aos nossos policiais militares, o que é um avanço significativo. Nós estaremos prontamente disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas. Alguns de nossos policiais têm formação integral, mas mesmo um treinamento básico nos capacita a oferecer assistência eficaz. Além disso, é notável a hospitalidade do povo paraense, e é gratificante testemunhar turistas nos abordando para tirar fotos como lembrança. Isso demonstra que o cidadão, onde quer que esteja, enxerga a polícia como guardiã e isso nos enche de orgulho.”

Uma das principais preocupações do Batalhão de Polícia Turística é garantir a integridade física dos turistas, especialmente em áreas de grande movimento, como o Mercado do Ver-o-Peso e a Estação das Docas. Patrulhas regulares são realizadas nessas áreas para prevenir incidentes e proporcionar uma sensação de segurança aos visitantes.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 17.06.24 4Foto: PMPA

WhatsApp Image 2024 03 18 at 17.06.23Foto: PMPA

Além disso, os policiais turísticos também desempenham um papel importante na orientação dos visitantes. Eles estão sempre disponíveis para fornecer informações sobre pontos turísticos, recomendações de restaurantes e dicas de segurança, contribuindo assim para uma experiência turística mais agradável e tranquila.

A interação positiva entre os policiais turísticos e os visitantes é uma marca registrada deste batalhão. Eles são treinados para lidar com situações delicadas de forma diplomática e empática, garantindo que os turistas se sintam seguros e bem cuidados em todos os momentos.

O trabalho do Batalhão de Polícia Turística (BPTur) não apenas contribui para a segurança dos visitantes, mas também para a promoção da cidade como um destino turístico acolhedor e hospitaleiro. Graças a esses esforços, os turistas podem explorar a futura sede da (COP 30), com confiança, sabendo que estão em boas mãos.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 17.06.24 1Foto: PMPA

WhatsApp Image 2024 03 18 at 17.06.24 3Foto: PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.