Major da PMPA participa do II Encontro Nacional Segurança Pública e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

No cenário de crescente preocupação com a segurança das mulheres e o combate à violência de gênero, a participação ativa das forças policiais é fundamental. Nesse contexto, a Major Amanda, comandante da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (CIEPAS), da PMPA, representou a corporação durante o II Encontro Nacional Segurança Pública e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, realizado nesta segunda-feira (18), em Brasília. O evento reuniu autoridades, especialistas, ativistas e representantes da sociedade civil engajados na busca por soluções concretas sobre o tema. Estiveram presentes no encontro, representando o Estado do Pará, a perita criminal, Adriane Guimarães; a Inspetora Geral da guarda municipal de Ananindeua, Renata Risuenho e a Delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) Ananindeua, Dra. Andreyza Teixeira.

Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a segurança e a proteção das mulheres, a Major Amanda trouxe sua expertise e experiências para enriquecer o debate no evento. Sua participação foi reconhecida não apenas pela sua posição de liderança na corporação, mas também pelo seu profundo conhecimento sobre as nuances da violência de gênero e as estratégias eficazes para enfrentá-la. Durante os dias 18 e 19, serão realizados debates intensos, e abordagem a uma série de temáticas cruciais, desde a implementação de políticas públicas de segurança até a capacitação de profissionais para lidar com casos de violência doméstica, o encontro vem proporcionando uma ampla visão das complexidades envolvidas no combate a esse tipo de violência.

Um dos pontos centrais das discussões vem sendo a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, que envolva não apenas as forças policiais, mas também o sistema judiciário, serviços de saúde, assistência social e educação. A integração desses diferentes setores é fundamental para oferecer um suporte abrangente às vítimas e garantir a responsabilização dos agressores. Além disso, questões como a cultura do machismo, a desconstrução de estereótipos de gênero e a promoção da igualdade estão sendo amplamente debatidos. Reconhecer as raízes socioculturais da violência contra a mulher é essencial para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e conscientização.

WhatsApp Image 2024 03 18 at 18.00.11Foto: PMPA

WhatsApp Image 2024 03 18 at 18.00.12Foto: PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.