17º BPM participa de debate sobre proteção de grupos vulneráveis em Xinguara

29º BPM 13 03 24 29FOTO: PMPA

Nesta quinta-feira (21), policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), participaram de um evento sobre rede de proteção a grupos vulneráveis. Além dos militares, outros profissionais da área de segurança pública, assistência social e saúde se reuniram para discutir e compartilhar soluções para melhorar o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, no município de Xinguara, região sudeste do Estado.

O evento contou com a exposição de temas relacionados às atividades da Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Conselho Tutelar.

Um dos principais objetivos da capacitação foi promover o compartilhamento de conhecimento entre os diferentes órgãos e instituições, visando a melhoria do atendimento prestado àqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Foram abordadas as atribuições de cada instituição, destacando-se serviços essenciais oferecidos à comunidade.

Entre eles atendimento psicológico, jurídico, entre outros, voltados para famílias em situação de risco, com fornecimento de auxílio funeral, cestas básicas e emissão da 2ª via de documentos, além da proteção de direitos violados, como violência física, psicológica e abuso sexual contra crianças e adolescentes, e a fiscalização de medidas socioeducativas, acolhimento de casos de alta complexidade, onde os vínculos familiares estão rompidos ou gravemente comprometidos, oferecendo suporte tanto para crianças quanto para idosos.

Ademais, foram tratados temas relacionados à saúde, como o direcionamento de pessoas com tendências suicidas, transtornos mentais e outras condições de vulnerabilidade e a atuação do Conselho Tutelar em ocorrências envolvendo crianças e adolescentes vítimas de violência ou negligência.

A participação ativa de cada órgão reforça a importância da integração e da cooperação mútua na construção de uma rede de proteção mais eficaz e abrangente. A troca de experiências e a colaboração entre os diversos setores demonstra o compromisso conjunto em garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos mais vulneráveis da comunidade.

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.