PM participa de ação integrada realizada em Ananindeua

up ag 52589 4483cb63 24f0 c32f 9265 65f41d974bc7Fotos: Divulgação

Com o objetivo de cumprir mandados de prisão expedidos contra suspeitos de participar do homicídio de um policial militar, ocorrido em Ananindeua no último dia 08 de março, e desarticular grupos criminosos que atuam na região dos bairros Águas Lindas, Aurá e adjacências, a Polícia Militar está participando da Operação Aruã. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), a ação, que teve início na última segunda-feira (18), conta com a participação de todos os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública.

Para intensificar as ações preventivas e repressivas, aumentar a segurança e combater a criminalidade na Região Metropolitana de Belém, a Operação Aruã integra os órgãos de segurança pública estaduais, e municipais para promover o enfrentamento de delitos como homicídio, roubo, latrocínio, furto e tráfico de drogas. No total, 300 agentes das Polícias Militar, Civil, Científica, além do Detran, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. (Semutran) participam das ações.

As atividades consistem na realização de barreiras policiais para a fiscalização de veículos e pedestres, incursões e saturações em áreas que apresentam alto índice de criminalidade, além de outras medidas que reforçam a segurança na área, como as rondas fluviais nas ilhas, rios e furos no entorno da RMB, por meio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu). Ocorrem, ainda, rondas aéreas com o suporte do Grupamento Aéreo de Segurança (Graesp).

Em uma abordagem realizada na noite desta quinta-feira (21), equipes do 30º Batalhão identificaram um dos suspeitos de envolvimento na morte do sargento da PM. O homem atirou contra os militares, contudo na troca de tiros ele foi atingido e socorrido, porém não resistiu aos ferimentos. Com ele foi apreendido um revólver calibre .32, com duas munições do mesmo calibre e 91 papelotes de substância similar à maconha.

4b722078 fa56 4a8a 85f7 b16619ef6dccFotos: Divulgação

Em outra ação, ocorrida na manhã desta sexta-feira (22), agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM, com o apoio do Grupamento Fluvial, localizaram outros suspeitos, que estavam em uma área de mata. Houve o confronto com os criminosos, onde outro suspeito foi atingido e não resistiu, após receber atendimento médico. Outros dois homens conseguiram fugir para a mata e as equipes continuam as buscas para tentar localizá-los e os prender.

Nesta ação, duas armas foram apreendidas, entre elas, a pistola que havia sido roubada do sargento, em março, e o fuzil que provavelmente foi o armamento utilizado no ataque contra o PM.