IESP inicia Curso Superior de Polícia para agentes de segurança pública

WhatsApp Image 2024 04 15 at 19.27.05Foto: SD Renata Costa - ASCOM PMPA

Visando o aprimoramento e excelência no serviço policial, o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) realizou, na manhã desta segunda-feira (15), a abertura do Curso Superior de Polícia, voltado para a formação dos agentes de segurança pública que visam alcançar as funções de comando mais altas das respectivas Instituições. A iniciativa busca elevar o profissionalismo e a capacidade operacional das forças de segurança, abrindo portas para uma nova era de policiamento eficaz e fundamentado em conhecimento especializado. A cerimônia de abertura foi presidida pelo secretário adjunto de Operações, Cláudio Luciano Monteiro de Oliveira, e contou com a presença do Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior, acompanhado de outras autoridades civis e militares.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 19.27.05 4Foto: SD Renata Costa - ASCOM PMPA

Na ocasião, também foi realizada a aula magna do curso, ministrada pelo secretário adjunto de Operações, que falou sobre os “Avanços e Desafios do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará”, destacando temas como: Inteligência Policial, Investimentos e Integração. O Curso Superior de Polícia (CSP) tem como objetivo aprimorar as competências e habilidades dos gestores em relação às teorias e ferramentas da gestão estratégica aplicadas às questões de segurança pública. O propósito é tornar a gestão mais eficiente e transparente, auxiliando os gestores na busca pela excelência de desempenho, capacitando-os a gerir os recursos disponíveis de forma a oferecer um atendimento de excelência ao cidadão Paraense.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 19.27.05 1Foto: SD Renata Costa - ASCOM PMPA

O CSP 2024 será realizado na modalidade semipresencial, por meio da plataforma EAD (online) do IESP, com duas turmas distintas: uma composta por 35 delegados da Polícia Civil do Pará e outra por 42 Oficiais Superiores da PMPA, totalizando 77 discentes. O programa de especialização tem uma carga horária de 470 horas/aula, distribuídas em 14 disciplinas, com previsão de conclusão em dezembro de 2024. Ao final do curso, os participantes receberão o título de "Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social", reconhecendo a capacitação em gerenciamento estratégico aplicado ao contexto da segurança pública.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 19.27.05 6Foto: SD Renata Costa - ASCOM PMPA

“A nossa realidade de segurança pública é peculiar, com instituições distintas e culturas diferentes, mas que precisam trabalhar em conjunto. No Pará, felizmente, vemos essa integração, mas sabemos que em muitos lugares do Brasil ainda falta. Este curso é prova da existência de integração entre as instituições. Os futuros gestores estratégicos das polícias civil e militar e bombeiros estudando juntos, trocam experiências, porque, no final, os objetivos são os mesmos: proteger a população.” destacou o secretário adjunto de Operações, Cláudio Luciano.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 19.27.05 5Foto: SD Renata Costa - ASCOM PMPA

“O Curso Superior de Polícia representa uma condição fundamental, um pré-requisito essencial, para alcançarmos os mais altos postos em nossas corporações, seja na Polícia Militar, seja no Corpo de Bombeiros Militar, seja na Polícia Civil. Estamos aqui lidando com os futuros gestores dos órgãos que compõem o sistema de segurança pública. Portanto, aproveitar essa oportunidade de estarmos reunidos durante quase nove meses, engajando-nos em debates importantes sobre a gestão das nossas corporações e o futuro da segurança pública neste estado, refletindo sobre o que já foi realizado no passado e sobre o que precisamos fazer para continuarmos avançando, é de suma importância.” enfatizou o Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior.

Outro ponto crucial é o desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão. Os participantes aprendem a liderar equipes, resolver conflitos e tomar decisões estratégicas em situações complexas. Essas competências são essenciais para fortalecer a eficácia das organizações de segurança e promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficiente. O curso também enfatiza a importância na gestão comunitária e das relações interpessoais. Os agentes são incentivados a estabelecer laços sólidos com as comunidades locais, promovendo a confiança mútua e o engajamento cívico como parte integrante das estratégias de segurança pública.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 19.27.05 3Foto: SD Renata Costa - ASCOM PMPA

A implementação do curso representa um passo significativo na valorização e no reconhecimento dos profissionais de segurança pública. Ao investir em educação e formação especializada, as organizações demonstram um compromisso firme com a excelência profissional e o aprimoramento contínuo dos agentes. O CSP 2024 irá pavimentar o caminho para uma abordagem mais sofisticada e eficaz da segurança pública, capacitando os agentes com as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios complexos da atualidade. Com isso, espera-se que o impacto positivo se estenda não apenas para os profissionais envolvidos, mas também para as comunidades que eles servem e protegem.

WhatsApp Image 2024 04 15 at 19.27.05 2Foto: SD Renata Costa - ASCOM PMPA