PM resgata mais de 100 quelônios e prende dupla por crime ambiental em Prainha

27º BPM 16 04 2024 7FOTO: PMPA

Atuando de forma abrangente no combate aos crimes ambientais, a Polícia Militar do Pará (PMPA), por meio do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), realizou, na última segunda-feira (15), uma grande apreensão de quelônios, na cidade de Prainha, situada no Baixo Amazonas. Na ocasião, 111 espécimes foram resgatadas, resultando na prisão de duas pessoas.

O Pará abriga uma rica diversidade de espécies animais, muitas das quais são alvo do comércio ilegal, incluindo aves, répteis, mamíferos e peixes. A PM é crucial para proteger essa biodiversidade, combatendo o tráfico de animais selvagens e a captura ilegal que ameaçam a fauna local.

Após receber uma denúncia anônima, a qual relatava que no bairro Açaizal dois indivíduos estavam usando uma residência para a prática do comércio de animais silvestres, a guarnição, juntamente com uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), diligenciaram até o local repassado, a fim de apurar a informação recebida.

Ao chegarem na residência indicada, os agentes visualizaram, em uma área externa do imóvel, uma caixa d’água contendo uma grande quantidade de quelônios. Dois homens foram flagrados manuseando os animais. Após avaliação da SEMMA, foi constatada a quantidade de 111 espécimes, que foram retiradas do local e devolvidas à natureza.

27º BPM 16 04 2024 8FOTO: PMPA

A dupla foi encaminhada à Delegacia de Polícia do município, onde a autoridade policial de plantão realizou os procedimentos pertinentes ao caso.

A Polícia Militar reitera o compromisso com a preservação ambiental e combate a crimes dessa natureza. A colaboração entre instituições como a SEMMA é fundamental para a efetiva fiscalização e proteção da fauna e flora da região. A Corporação enfatiza a importância da denúncia por parte da população, a fim de coibir práticas ilícitas que prejudiquem o meio ambiente.