PM participa do I Seminário Acadêmico sobre a Pesquisa no Ensino em Segurança Pública e Defesa Social do Pará

WhatsApp Image 2024 04 16 at 08.38.00Foto: PMPA

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) realizou, na tarde desta segunda-feira (15), o I Seminário Acadêmico, no auditório do Instituto, na Av. Engenheiro Fernando Guilhon, em Marituba. O evento contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de outros órgãos de segurança e defesa do Estado.

Com o tema “A Prática da Pesquisa no Ensino em Segurança Pública e Defesa Social do Pará: um olhar da e para o cotidiano na Gestão Estratégica”, o seminário contou com a presença de 35 delegados da Polícia Civil do Pará e 42 Oficiais Superiores da PMPA, totalizando 77 discentes do Curso Superior de Polícia (CSP). A especialização tem uma carga horária de 470 horas/aula, distribuídas em 14 disciplinas, com previsão de conclusão em dezembro de 2024.

O seminário contou com palestras de dois oficiais da Corporação. Em um primeiro momento, o Tenente Coronel Heyder Silva do Nascimento expôs sobre a “Descentralização da Administração Financeira”, tecendo uma análise sobre a criação de unidades gestoras e executoras no âmbito da Instituição Militar.

WhatsApp Image 2024 04 16 at 08.38.03

Outrossim, a Tenente Coronel Lindiany Patrícia Batista Campos Baía explanou sobre o “Novo Cangaço”, contemplando uma análise do enfrentamento das ações de patrulhamento rural da PMPA no interior do Estado do Pará, no período de 2019 a 2022, realizados pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e Batalhão de Polícia Rural (BPR). Além destes, a mesa também foi ocupada por representantes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.

O IESP desempenha um papel importante no contexto da segurança pública do Estado. Como uma unidade de ensino com gestão própria e autonomia didática, científica e disciplinar, o Instituto tem a responsabilidade de capacitar e aprimorar os profissionais que atuam na área da segurança, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população paraense. Os profissionais que serão especializados ao fim do CSP, estarão habilitados para uma futura ascensão aos cargos de comando e chefia, reforçando o comprometimento com a gestão de segurança pública do Estado.

WhatsApp Image 2024 04 16 at 08.37.59Foto: PMPA

WhatsApp Image 2024 04 16 at 08.37.59 1Foto: PMPA

Fale conosco

Rod. Augusto Montenegro, Km 9, n° 8401, Bairro Parque Guajará/Dist. de Icoaraci – Belém/PA. CEP: 66821-000.

  • Contato : (91) 98584-1522

  • ascom@pm.pa.gov.br
  • ascompmpaqcg@gmail.com

Secretarias e orgãos

Administração Interna

Please publish modules in offcanvas position.